Como usar o app Saúde do iPhone: o guia completo

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 21 de Abril de 2021 às 17h00
Foto: DragonImages (Envato Elements)

O aplicativo Saúde do iPhone já existe há um bom tempo - foi lançado em 2014 na atualização do iOS 8. Mas você sabe configurá-lo adequadamente para usá-lo com todas as suas funcionalidades?

Muitos usuários de iPhone imaginam que seja meio que obrigatório ter um smartwatch conectado ao celular para fazer bom do uso deste app - e a verdade é que, naturalmente, o uso de um Apple Watch ou semelhante pode trazer sim uma quantidade muito maior de dados e informações da saúde de seu usuário. No entanto, mesmo sem o uso de qualquer dispositivo conectado, o aplicativo tem muitas funcionalidades interessantes.

Entenda como configurar adequadamente o app Saúde no seu iPhone e comece a usá-lo imediatamente:

Passo 1: antes de qualquer coisa, é preciso editar o seu perfil no app Saúde. Na tela inicial do aplicativo, clique em sua imagem de perfil, no topo direito da tela.

Clique na sua imagem de perfil. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 2: entre na primeira seção, "Detalhes de Saúde".

Entre em Detalhes de Saúde. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 3: no topo direito, clique para editar suas informações.

Clique para editar suas informações. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 4: insira as informações referentes aos detalhes da sua saúde.

Edite suas informações de Detalhes de Saúde. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 5: voltando à tela anterior referente ao seu perfil, agora entre na segunda seção, "Ficha Médica".

Entre em Ficha Médica. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 6: no topo direito, clique para editar suas informações.

Clique para editar suas informações. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 7: insira as informações referentes à sua ficha médica.

Edite suas informações da Ficha Médica. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 8: mais para baixo, ao final da tela, há algumas questões importantes.

  • Inserir contatos que podem ser acionados em caso que aconteça uma emergência com você.
  • Ativar para que sua ficha médica possa ser acessada mesmo com o seu iPhone bloqueado.
  • Caso queira apagar a sua ficha médica atual, desça até o final da tela e clique em "Apagar Ficha Médica".
Edite suas informações da Ficha Médica. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 9: mais uma vez voltando à tela anterior referente ao seu perfil, agora entre em "Apps", na seção de "Privacidade".

Entre em Apps. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 10: aqui você encontrará a lista de aplicativos que possuem permissão para trazer informações e atualizar seus dados no app Saúde. Entre em um deles para entender como isso funciona.

Entre em algum app conectado. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 11: você vai ver todos os dados que estão ativados para serem coletados e trazidos ao app Saúde por este determinado app. As opções podem variar bastante conforme as funções de cada atividade e você pode desativar todas as categorias, caso queira, clicando em "Desativar Todas as Categorias". Entre em "Dados".

Entre na seção de Dados. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 12: aqui você encontrará todas as atividades exercidas neste determinado app. Mais uma vez, as opções podem variar bastante conforme as funções de cada atividade e você pode apagar todos os dados registrados por este app, caso queira, clicando em "Apagar Todos os Dados de Nome do Aplicativo". Entre em alguma atividade.

Entre em alguma das atividades deste app. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 13: você vai ver todos os dados registrados referente a esta atividade do app selecionado. Ao clicar em "Editar" no topo direito da tela, você pode apagar algum registro de atividade individualmente clicando no ícone vermelho que vai surgir, ou então clicar em "Apagar Tudo" para limpar todos os registros referentes a esta atividade.

Confira todos os seus dados registrados por esta atividade neste app. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 14: voltando à tela anterior referente ao seu perfil, clique em OK no topo direito da tela pare retornar à tela principal do aplicativo. Logo abaixo de "Resumo", está a sua seção de dados favoritados. Para editá-la, clique em "Editar", que você encontra logo abaixo da sua imagem de perfil.

Clique para editar seus Dados Favoritos. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 15: aqui você encontrará duas abas, "Dados Existentes" e "Tudo". Na primeira, são atividades que possuem dados coletados - seja através do próprio app Saúde, de aplicativos nativos - como o Atividade, o recurso Hora de Dormir, dentre outros -, ou de apps terceiros que se conectam ao Saúde.

Clique para favoritar funções do app que você quer na aba de Favoritos do Resumo. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 16: já na segunda aba, "Tudo", são todas as possibilidades de dados que podem ser coletados e adicionados ao seu aplicativo, mesmo que você não possua algum app que exerça a função descrita ali. Para adicionar alguma atividade à seção de Favoritos do Resumo, clique na estrela à direita do título de cada uma - a estrela cheia significa que a atividade está favoritada e aparece na sua tela de Favoritos do Resumo, enquanto a vazia simboliza que a função não está selecionada.

A recomendação aqui, no entanto, é que você favorite somente as atividades que você possui dados existentes - ou então, as que você pretende adicionar dados de forma manual a ela.

Favorite os dados que você saiba que vai utilizar para coletar dados. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 17: com as suas atividades devidamente favoritada, volte ao Resumo e clique para entrar em alguma das atividades.

Desça suas funções favoritadas e entre em alguma atividade. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 18: a tela de cada atividade pode variar bastante conforme a função da mesma. Em geral, você vai poder visualizar todos os seus dados registrados de forma automática. Caso queira adicionar algum dado complementar - por exemplo, uma caminhada que você não levou seu iPhone com você -, vá ao topo direito da tela e clique em "Adicionar Dados".

Clique para adicionar dados de maneira manual. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 19: de forma manual, você vai poder adicionar dados desta atividade para registrar no seu app Saúde. Insira a data, o horário e os dados referentes a ela, que podem variar bastante conforme a função exercida.

Adicione dados à esta atividade de maneira manual. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 20: agora desça a tela passando por todas as suas atividades do "Favoritos" até chegar à seção de "Destaques". Aqui você vai ver pontos de destaque das suas atividades recentes, apresentadas de forma inteligente e automatizada pelo próprio app.

Confira os destaques que o app traz para você. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 21: seguindo a tela abaixo de "Destaques", você tem uma seção de recomendações que o próprio app Saúde te traz, mais uma vez de forma inteligente, baseado em suas atividades e em seus aplicativos conectados.

Confira as recomendações que o app traz para você. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 22: ao final da tela, você encontra a última seção, "Apps". Aqui você encontrará sugestões de aplicativos que se conectam perfeitamente com o app Saúde. Ao clicar em algum deles, a janela da App Store se abre automaticamente para você baixá-lo.

Confira os sugestões de apps que o app traz para você. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 23: no menu do rodapé da tela, agora vá em "Explorar".

Entre na aba de Explorar. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Passo 24: aqui você vai ver todas as Categorias de Saúde do aplicativo. Dentro de cada categoria, você encontra todas as atividades referentes a ela. Por aqui, também é possível visualizar os dados de cada uma, assim como adicionar dados de forma manual, conforme o passo 18.

Entre em alguma categoria de saúde para ver todas as atividades referentes a ela. Captura de tela: Lucas Wetten (Canaltech)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.