Os melhores aplicativos de notas para celular

Os melhores aplicativos de notas para celular

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 28 de Junho de 2021 às 18h50
Foto: Priscilla Du Preez (Unsplash)

Aplicativos de blocos de notas são uma ferramenta muito útil para o dia a dia. Sem a complexidade de um editor de textos, permitem criar arquivos rapidamente com rascunhos, notas, listas de tarefas, com acesso fácil, widgets e suporte para anexos.

O iOS, por exemplo, já conta com um aplicativo nativo para criação de notas. No entanto, a App Store e a Google Play Store disponibilizam uma grande quantidade de apps que desempenham essa função, incluindo opções de desenho livre, sincronização com contas em nuvem e uso de lembretes. Veja, a seguir, os melhores apps para notas!

1. Notas

  • Compatibilidade: iOS
  • Preço: gratuito

O Notas é o aplicativo do segmento instalado de forma nativa em iPhones e iPads. Versátil e com muitas funções inclusas, é uma boa opção para quem utiliza o iOS e não precisa instalar um outro app para a mesma função. O campo de formatação é muito amplo e há espaços para incluir anexos e desenhos à mão livre.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Utiize o aplicativo no iPhone (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Pelo app, é possível organizar todas as suas notas entre pastas, separando listas de compras de outras anotações rápidas ou rascunhos de textos, por exemplo. Utilizando o seu ID Apple, todas as notas podem ser sincronizadas através do iCloud para serem acessadas em outros dispositivos. Desfrutando de mais recursos do sistema operacional, você pode abrir um novo documento com a Siri com o comando "Iniciar uma nova nota".

Na hora de criar um texto, as opções de formatação reforçam o poder desse aplicativo. Os recursos incluem tabelas, listas de tarefas, cabeçalhos de títulos e diferentes tamanhos de fontes para os textos. Além disso, o aplicativo tem suporte a anexos como imagens e locais.

2. Google Keep

A aposta do Google para os apps de blocos de notas possui uma forte integração com outros serviços da empresa. As informações dos seus documentos no Keep são salvas na conta Google e possuem atalho para acesso no Gmail e Chrome, facilitando a edição entre diferentes dispositivos.

Separe suas notas e crie lembretes (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Google Keep destaca-se pelas opções que vão além da criação de notas. É colaborativo, com opção de compartilhamento rápido das notas para outros contatos. Além disso, possibilita criar diversos lembretes em forma de notificação, salva localizações e pode ser adicionado à tela inicial com diferentes widgets.

A área de criação de notas permite adicionar e formatar textos, com opções de cabeçalho, listas e fontes, ou criar desenhos à mão livre. Entre os anexos disponíveis, é possível adicionar imagens, vídeos e até mesmo gravar áudios na plataforma.

3. Samsung Notes

  • Compatibilidade: Android
  • Preço: gratuito

O Samsung Notes é o aplicativo de notas presente nos aparelhos da linha Galaxy e uma interessante opção para o Android. O aplicativo possui muitas opções de customização dos documentos e funciona até mesmo como um editor de PDFs, facilitando o uso de arquivos nesse formato em celulares.

Aplicativo da Samsung oferece diversas opções de personalização (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Pelo app, as notas são organizadas de diferentes maneiras. É possível criar pastas, separá-las por etiquetas ou fixá-las no topo. Caso tenha alguma anotação importante, o usuário consegue fixá-la na tela inical com widgets ou criar um lembrete para receber notificações futuras. Caso esteja utilizando a Samsung Cloud, os arquivos são sincronizados para acesso em outros dispositivos.

Caso possua um dispositivo com suporte à S Pen, desenhos à mão livre podem ser feitos no aplicativo mesmo com a tela bloqueada. O app ainda permite importar e exportar arquivos em PDF, destacar textos, criar notas com diferentes opções de formatação e incluir anexos em diferentes formatos.

4. OneNote

A Microsoft disponibiliza o OneNote para criar anotações em computadores e celulares. A tela inicial separa dois formatos principais: notas autoadesivas, para quem precisa de acesso rápido, e o bloco de anotações, com arquivos que aproveitam todos os recursos de edição e formatação da ferramenta.

Faça notas no app da Microsoft (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Para acessar o app, é necessário ter uma conta da Microsoft. Dessa forma, todas as anotações criadas são salvas no OneDrive e sincronizadas com outros dispositivos. Os conteúdos podem ser organizados com pastas, marcadores e seções diferentes, separando todas as suas demandas no app.

O OneNote permite adicionar diferentes anexos nas suas notas, incluindo fotos, vídeos e áudios. As ferramentas de texto possuem recursos de edição e formatação, e há a função de desenhar e com mão livre pelo aplicativo. Por fim, widgets de atalhos podem ser adicionados na tela inicial.

5. Evernote

O Evernote é uma ferramenta muito completa e com opções que vão além da simples anotação. Alguns dos recursos incluem a integração com outras plataformas de terceiros, como Gmail e Slack, digitalização de documentos, salvar páginas da Web e criar um fluxo de trabalho.

Evernote possui diferentes recursos para organização (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Durante a criação da nota, o Evernote permite mesclar diferentes anexos e formatações de texto. Caso tenha separado uma lista de tarefas, por exemplo, é possível adicionar um arquivo de áudio ou uma imagem para facilitar a contextualização. A plataforma ainda possui sincronização em nuvem e pode ser acessada em diferentes dispositivos.

O Evernote possui um plano básico com opção de assinatura paga para adquirir mais recursos. Na versão gratuita, é possível acessar através de dois dispositivos e fazer o upload de 60 MB mensais. O plano Premium, oferecido por R$ 9 ao mês ou R$ 80 ao ano, não inclui limite de dispositivos e aumenta a capacidade de uploads mensais para 10 GB.

Qual é sua opção favorita? Deixe sua opinião nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.