Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Melhores alternativas ao Clubhouse

Por| Editado por Bruno Salutes | 12 de Abril de 2021 às 21h30

Link copiado!

Discord/Reprodução
Discord/Reprodução

O Clubhouse (iOS) foi um dos principais assuntos do mundo das redes sociais no começo de 2021. O aplicativo de salas de voz ao vivo atingiu a marca de 13 milhões de downloads no mês de março, segundo o App Annie –um número que impressiona pelo fato de ainda não possuir uma versão para Android.

O sucesso da plataforma reforçou a tendência das salas de voz, que vem sendo adotada por outros aplicativos e empresas. Algumas, inclusive, já disponibilizaram recursos parecidos com o Clubhouse, com salas compartilháveis e possibilidade de entrar como ouvinte. Existem, também, redes que já estão desenvolvendo essa funcionalidade. Confira, a seguir, uma lista com alternativas ao Clubhouse!

1. Telegram (Android | iOS)

Continua após a publicidade

O Telegram, popular aplicativo de mensagens, disponibiliza chats de voz em sua plataforma desde dezembro de 2020. Esses chats podem ser criadas em qualquer grupo ou canal do app, gerando links compartilháveis para facilitar a entrada de ouvintes e convidados.

Dentro das salas, existem moderadores que fazem a mediação da conversa e opções para levantar a mão e aguardar a hora da fala. Além disso, os chats de voz do Telegram são uma boa opção para quem quer desenvolver podcasts, tendo em vista que o aplicativo oferece a opção de gravar uma sala.

2. Twitter (Android | iOS)

O Twitter desenvolveu a ferramenta Twitter Spaces, sua própria plataforma de salas de áudio ao vivo. No Spaces, as salas são públicas, permitindo que até 11 pessoas conversem simultaneamente – esses, chamados de "oradores". Os ouvintes podem interagir durante a conversa com reações e levantando a mão para comentários.

Continua após a publicidade

O Spaces ainda passa por algumas etapas de teste. Portanto, a criação de salas é limitada a alguns perfis. Ainda não há uma previsão oficial para que o recurso chegue a todos os usuários da rede social.

3. Discord (Android | iOS | Linux | macOS | Windows)

Outra plataforma popular que lançou sua versão inspirada no Clubhouse foi o Discord. No fim de março, o software de comunicação anunciou a chegada dos "Stage Channels", com chats de voz controlados por um anfitrião. O recurso divide os participantes entre administradores, oradores e audiência, com possibilidade de solicitar para falar em alguns casos.

Continua após a publicidade

Os Stage Channels são disponibilizados para as Comunidades, servidores populares que costumam abordar um tema específico. No entanto, qualquer servidor pode ser transformado em uma comunidade, desde que siga as regras da plataforma. No período de testes, o Discord ressaltou que as salas foram usadas para entrevistas, grupos de leitura e reuniões empresariais.

Opções em desenvolvimento

A expectativa é de que mais opções sejam lançadas ao longo do ano. O Spotifyadquiriu a empresa Betty Labs em março e espera-se que o serviço de streaming entre na competição pelo domínio das salas de voz. Facebook e Instagram também estão desenvolvendo ferramentas próprias. Por fim, o CEO da plataforma Slack também anunciou que a empresa trabalha em uma plataforma com o estilo do Clubhouse.

Qual sua opção favorita? Comente!

Continua após a publicidade

Fonte: Discord, SocialMediaToday