Publicidade

Microsoft Designer é lançado como o rival do Canva com um toque de DALL-E

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Outubro de 2022 às 11h10

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

A Microsoft anunciou o lançamento de dois aplicativos focados em design e criatividade: o Microsoft Designer e o Image Creator. O intuito da companhia é entrar na competição por um mercado dominado por anos pela Adobe, mas que agora vem sendo disputado por rivais que operam da web, como o Canva.

O Microsoft Designer deve integrar o pacote de aplicativos Microsoft 365 e será alimentado por uma "inteligência artificial da melhor categoria", segundo os desenvolvedores. A empresa diz ter projetado o software para "dar vida às visões criativas" dos usuários, mesmo para quem não é familiarizado com ferramentas de design.

Continua após a publicidade

A promessa é de o Designer conter um sistema de conversão de texto em imagem integrada à DALL-E, lançado de modo aberto pela Open AI no final de setembro. A ferramenta deve mesclar as opções tradicionais dos softwares editores com essa tecnologia guiada por IA. O desenvolvimento do Designer vazou em maio pelo leaker WalkingCat, famoso pelas descobertas relacionadas aos produtos da criadora do Windows.

Segundo a Microsoft, a IA baseada em nuvem permitirá o constante aperfeiçoamento graças a aprendizagem de máquina. "O Designer ajuda você a criar a partir de seu próprio conteúdo ou das suas ideias, facilitando o design de postagens de mídia social, convites e muito mais", explicou a empresa no site oficial.

Qual a vantagem do Microsoft Designer?

Continua após a publicidade

A principal vantagem do Microsoft Designer é a criação de imagens exclusivas, geradas apenas para o usuário. Uma das maiores dificuldades de pequenas empresas ou criadores de conteúdo novato é criar artes para seus perfis nas redes sociais. Muitos recorrem a bancos de imagens, o que deixam suas criações similares a tantas outras na web.

Se o Designer criar uma imagem única para celebrar o Carnaval, por exemplo, existe uma grande chance de cair no gosto dos criadores de conteúdo. Hoje, as tecnologias de desenho de imagens com base na descrição são mais voltadas para o lado artístico, como quadros e pinturas. Tendo uma pegada mais comercial, o Microsoft Designer inauguraria um mercado ainda inexplorado.

“A integração do Microsoft AI e DALL-E 2 em nosso novo aplicativo Microsoft Designer é um exemplo incrível de IA assistida que derruba as fronteiras entre a plataforma, o dispositivo e a nuvem, tudo para que você possa se expressar ainda melhor. Economizando tempo e melhorando os resultados criativos, independentemente do seu nível de especialização”, ressaltou a publicação da Microsoft.

Microsoft Image Creator

Continua após a publicidade

Já o Image Creator deve contar também com a integração de IA, do Bing e do navegador Edge. Se o Designer é voltado para montar projetos, o Creator servirá para desenvolver novas imagens a partir de coisas já existentes.

A ferramenta será acessível online e oferecerá um ícone na barra lateral do Edge para acesso rápido. A ideia é funcionar de modo muito parecido com o DALL-E, apenas com o uso de textos para criar imagens únicas e automatizadas.

A diferença do Image Creator para o Microsoft Design é a possibilidade de criar algo mais profissional. Enquanto no segundo você pode fazer ajustes como quiser ou utilizar modelos pré-definidos como ponto de partida, no Creator tudo é guiado apenas pelo texto — o que deve ser muito mais útil para criação descompromissada do que para o mercado de trabalho.

Continua após a publicidade

Tanto o Microsoft Designer quanto o Image Creator ainda não estão liberados de modo amplo para o público. O primeiro está com uma lista de espera aberta no site do Microsoft Designer, mas apenas moradores dos Estados Unidos devem ser agraciados na leva inicial. Já o segundo será distribuído gradualmente para os usuários, acessível a partir do próprio Bing.