Android 13 permitirá controle do brilho da lanterna

Android 13 permitirá controle do brilho da lanterna

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Março de 2022 às 11h10
Alveni Lisboa/Canaltech

O Android 13 permitirá que o usuário ajuste o brilho da lanterna de LED de um celular, descobriu o jornalista e especialista em Android Mishaal Rahman. Indícios da função foram encontrados em novas APIs — “getTorchStrenghtLevel” e “turnOnTorchWithStrengthLevel” — contidas na mais recente Developer Preview (DP) do sistema operacional, cujos nomes sugerem um controle mais refinado sobre a intensidade da iluminação.

Anteriormente, o estado do flash LED era definido por uma única API, a “setTorchMode”, limitada em “ligado” ou “desligado”. Na nova ferramenta, a intensidade de iluminação varia entre “desligado”, “1” (iluminação mais baixa) e um número máximo determinado pelo hardware do celular, provavelmente definido pela fabricante.

O suporte para o flash de brilho variável depende do componente integrado ao celular, então não estará disponível em todo aparelho (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Naturalmente, por ser um componente complementar do celular, nem todo aparelho com Android 13 será compatível com o flash de brilho variável. Para funcionar, o flash precisa de uma adição à camada de abstração de hardware (HAL), em que é feita a ponte entre o sistema operacional e o controle dos componentes do aparelho.

Vai depender do celular

Para detectar essa diferença, os apps poderão recorrer também a uma API, em que serão definidos os valores máximos de iluminação — se o máximo for “1”, então o aparelho não tem suporte ao recurso. Assim, evita-se também que um aplicativo seja incapaz de acionar por inteiro caso não haja compatibilidade.

Por se tratar de uma versão preliminar do Android 13, muita coisa pode mudar até o lançamento — o recurso, inclusive, pode nem sair do papel. Vale ficar de olho nas próximas atualizações da prévia para desenvolvedores do SO e ver se a ferramenta continua em desenvolvimento.

Fonte: Esper

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.