/i545233.jpeg)
Android 13 permitirá controle do brilho da lanterna
O Android 13 permitirá que o usuário ajuste o brilho da lanterna de LED de um celular, descobriu o jornalista e especialista em Android Mishaal Rahman. Indícios da função foram encontrados em novas APIs — “getTorchStrenghtLevel” e “turnOnTorchWithStrengthLevel” — contidas na mais recente Developer Preview (DP) do sistema operacional, cujos nomes sugerem um controle mais refinado sobre a intensidade da iluminação.
- LG Velvet receberá atualização para o Android 12 em breve
- LineageOS 18.1 amplia suporte para mais celulares Motorola, Xiaomi e Samsung
Anteriormente, o estado do flash LED era definido por uma única API, a “setTorchMode”, limitada em “ligado” ou “desligado”. Na nova ferramenta, a intensidade de iluminação varia entre “desligado”, “1” (iluminação mais baixa) e um número máximo determinado pelo hardware do celular, provavelmente definido pela fabricante.
/i561403.jpeg)
Naturalmente, por ser um componente complementar do celular, nem todo aparelho com Android 13 será compatível com o flash de brilho variável. Para funcionar, o flash precisa de uma adição à camada de abstração de hardware (HAL), em que é feita a ponte entre o sistema operacional e o controle dos componentes do aparelho.
Vai depender do celular
Para detectar essa diferença, os apps poderão recorrer também a uma API, em que serão definidos os valores máximos de iluminação — se o máximo for “1”, então o aparelho não tem suporte ao recurso. Assim, evita-se também que um aplicativo seja incapaz de acionar por inteiro caso não haja compatibilidade.
Por se tratar de uma versão preliminar do Android 13, muita coisa pode mudar até o lançamento — o recurso, inclusive, pode nem sair do papel. Vale ficar de olho nas próximas atualizações da prévia para desenvolvedores do SO e ver se a ferramenta continua em desenvolvimento.
Fonte: Esper
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.