iPadOS 26: 5 coisas que você precisa fazer antes de atualizar o tablet
Por Viviane França • Editado por Bruno De Blasi | •

O iPadOS 26 traz novidades de desempenho e recursos, como o design “Liquid Glass” e o app unificado de jogos. Mas antes de instalar a atualização no seu tablet, vale tomar alguns cuidados para preparar o seu tablet e garantir que tudo corra bem durante o processo.
- Quais iPhones atualizaram para o iOS 26? Veja a lista
- O macOS 26 veio aí: veja como preparar o seu Mac para a atualização
5 coisas para fazer antes de instalar o iPadOS 26
Confira cinco dicas do que você deve fazer antes de instalar o iPadOS 26 no seu tablet:
- Veja se seu iPad é compatível
- Limpe o armazenamento
- Carregue o seu iPad
- Utilize uma rede Wi-Fi segura e estável
- Atualize seus apps
1. Veja se seu iPad é compatível
Antes de instalar o iPadOS 26, é necessário conferir se o seu iPad vai receber a atualização do novo sistema operacional da Apple.
Se o seu iPad for mais antigo, alguns recursos podem não funcionar corretamente ou ele pode nem receber a atualização oficialmente.
2. Limpe o armazenamento
Seu iPad precisa ter espaço suficiente para receber a nova atualização do iPadOS 26, porque arquivos temporários, cópia dos dados antigos e novos componentes serão baixados e instalados.
Para liberar esse espaço, exclua arquivos grandes que não usa, apague fotos duplicadas, limpe caches ou desinstale apps que você não utilize mais. Além disso, sempre é bom fazer backup antes, caso algo dê errado ou precise restaurar.
3. Carregue o seu iPad
Para evitar que a bateria acabe no meio da instalação — o que pode causar falhas ou deixar o sistema em estado instável —, inicie a atualização com a bateria do iPad totalmente carregada e, se possível, mantenha o tablet conectado à tomada durante o processo.
4. Utilize uma rede Wi-Fi segura e estável
Como a instalação de um novo sistema operacional pode ser grande e demorar alguns minutos, é importante se conectar em uma rede Wi-Fi segura e estável.
Também prefira se conectar em redes privadas, pois as públicas podem oscilar bastante e também trazer problemas de segurança.
Assim, você evita que a atualização seja interrompida por falhas de conexão ou até mesmo ataques, caso você use redes públicas.
5. Atualize seus apps
Antes de iniciar a atualização para o iPadOS 26, verifique se todos os apps que você utiliza estão na versão mais recente.
Os aplicativos desatualizados podem não ser compatíveis com o novo sistema e apresentar bugs ou falhas até que sejam adaptados pelos desenvolvedores.
Confira outros conteúdos do Canaltech:
- 5 novidades do iOS 26 para iPhones
- 7 recursos do iOS 26 que já existem no Android
- Como baixar e instalar o iOS 26 no iPhone
VÍDEO: Qual o melhor TABLET para comprar em 2025?