Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Fotos ganha nova função para relembrar mundo pré-pandemia

Por| 09 de Fevereiro de 2021 às 15h55

Link copiado!

Google Fotos ganha nova função para relembrar mundo pré-pandemia
Google Fotos ganha nova função para relembrar mundo pré-pandemia

O Google Fotos pode até estar prestes a perder o armazenamento ilimitado de fotos na nuvem, mas o aplicativo está lutando para oferecer vantagens alternativas. Em mais uma novidade, a seção de Recordações passou a reunir e apresentar registros de momentos divertidos durante brincadeiras ao ar livre com crianças, em uma bem sucedida tentativa de relembrar essas ocasiões despreocupadas anteriores à pandemia.

As fotos das brincadeiras são dispostas da mesma forma que os demais cartões da seção de Recordações, localizado no topo da navegação da guia "Fotos", página inicial do app. De lá, as capturas são apresentadas no popular formato de stories, reunindo os melhores registros das respectivas ocasiões identificadas com o sofisticado sistema do Google.

Não é a primeira vez que o Recordações tenta figurar como um “álbum de fotos inteligente”. Já há algum tempo o app relembra vários dos momentos registrados ao longo do ano por fotografias e vídeos — reunindo pessoas, paisagens, animais, aquisições e outros pequenos fenômenos que compõem a rotina.

Continua após a publicidade

Apesar de não ser uma galeria tão robusta e segura quanto antes, quando oferecia armazenamento “infinito” de fotografias direto na nuvem, o Google Fotos pode conquistar esse espaço de álbum, armazenando os momentos da vida e relembrando-os quando já estiverem perdidos pela extensa galeria.

Por ser um recurso pontual, a ferramenta é liberada através de atualizações do servidor do Google. Para tentar adiantar o processo, a recomendação é de manter o aplicativo atualizado e conectado à internet. Se autorizado, não deve demorar para as fotos desses momentos calorosos serem reunidas no novo cartão do Recordações.

Mais que uma galeria de fotos

Continua após a publicidade

Ao lado dessa seleção proporcionada por inteligência artificial, os stories do Recordações também apresentam fotos aprimoradas em animações tridimensionais. Por meio de aprendizado de máquina, desde dezembro o app é capaz de criar animações a partir de capturas estáticas. “Para fazer isso, usamos aprendizado de máquina para calcular a profundidade de uma imagem e produzir uma representação 3D da cena — mesmo que a imagem original não inclua informação de profundidade de câmera”, explicou numa publicação relacionada ao recurso.

O efeito é simples, mas pode impressionar, dá mais densidade ao momento e pode ser salvo permanentemente na galeria como versão alternativa da captura original. Da mesma forma, a ferramenta apela para a valorização das capturas do dia a dia para se manter interessante.

Em ambos os recursos, não é possível selecionar as fotografias manualmente. Resta apenas esperar para que o algoritmo encontre as melhores fotos e faça “a magia acontecer” para relembrar os fatos corriqueiros da rotina.

Fonte: Android Police