Internet Explorer será definitivamente aposentado nesta semana

Internet Explorer será definitivamente aposentado nesta semana

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Junho de 2022 às 09h24
Rubens Eishima/Canaltech

A partir de 15 de junho, o Internet Explorer será definitivamente aposentado no Windows. O navegador terá suporte encerrado e será desativado em “certas versões” do sistema operacional, dando espaço para o programa sucessor, o Microsoft Edge.

O encerramento do IE não é uma surpresa: o anúncio do fim da Microsoft aconteceu em maio de 2021. Porém, a data enfim está mais próxima de chegar e, em breve, usuários começarão a conferir os efeitos da decisão da Microsoft — isto é, se ainda utilizam o Internet Explorer para passear pela web.

O Microsoft Edge será aposentado nesta quarta (15) (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Com a mudança, clicar nos atalhos do Internet Explorer redirecionará o usuário para o Microsoft Edge. O novo navegador já deve estar instalado no computador com Windows 10 — neste caso, não é necessário fazer nada para garantir a substituição —, porém, caso não esteja baixado, você pode fazer o download no site oficial da Microsoft.

Fim de uma geração

Para a empresa, o Microsoft Edge representa “o futuro da internet”, com uma navegação mais rápida, segura e moderna. O programa é construído sobre os alicerces do Chromium, código-fonte do Google, com interface simples, personalizável e vários recursos adicionais.

A Microsoft tentará fazer a transição ser o mais suave possível, assim como fez até agora: senhas, sites favoritos e outras informações serão sincronizadas com o novo navegador.

Mais uma pá de cal

O fim do suporte do Internet Explorer não acontece da noite para o dia e já dura anos. No ano passado, o navegador perdeu suporte para a suíte de aplicativos do Microsoft 365, pois, segundo a Microsoft, ele poderia apresentar erros ou até mesmo não funcionar com serviços como Teams, Word e Excel.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.