/i2170.jpeg)
Internet Explorer será definitivamente aposentado nesta semana
A partir de 15 de junho, o Internet Explorer será definitivamente aposentado no Windows. O navegador terá suporte encerrado e será desativado em “certas versões” do sistema operacional, dando espaço para o programa sucessor, o Microsoft Edge.
- Google Chrome vai usar IA para tomar decisões importantes no lugar do usuário
- Vivaldi ganha cliente de e-mail, leitor de RSS e calendário embutidos
O encerramento do IE não é uma surpresa: o anúncio do fim da Microsoft aconteceu em maio de 2021. Porém, a data enfim está mais próxima de chegar e, em breve, usuários começarão a conferir os efeitos da decisão da Microsoft — isto é, se ainda utilizam o Internet Explorer para passear pela web.
/i601600.jpeg)
Com a mudança, clicar nos atalhos do Internet Explorer redirecionará o usuário para o Microsoft Edge. O novo navegador já deve estar instalado no computador com Windows 10 — neste caso, não é necessário fazer nada para garantir a substituição —, porém, caso não esteja baixado, você pode fazer o download no site oficial da Microsoft.
Fim de uma geração
Para a empresa, o Microsoft Edge representa “o futuro da internet”, com uma navegação mais rápida, segura e moderna. O programa é construído sobre os alicerces do Chromium, código-fonte do Google, com interface simples, personalizável e vários recursos adicionais.
The future of Internet Explorer on Windows 10 is in Microsoft Edge—the Internet Explorer 11 desktop application will be retired on June 15, 2022 https://t.co/o1vj2Hxksb pic.twitter.com/22ReVYyw3G
— Windows Blogs (@windowsblog) May 19, 2021
A Microsoft tentará fazer a transição ser o mais suave possível, assim como fez até agora: senhas, sites favoritos e outras informações serão sincronizadas com o novo navegador.
Mais uma pá de cal
O fim do suporte do Internet Explorer não acontece da noite para o dia e já dura anos. No ano passado, o navegador perdeu suporte para a suíte de aplicativos do Microsoft 365, pois, segundo a Microsoft, ele poderia apresentar erros ou até mesmo não funcionar com serviços como Teams, Word e Excel.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.