Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram prepara botão para repostar no feed conteúdo de outras contas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Setembro de 2022 às 09h31

Link copiado!

Daniel Korpai/Unsplash. Montagem: Canaltech
Daniel Korpai/Unsplash. Montagem: Canaltech
Tudo sobre Instagram

O Instagram experimenta uma maneira oficial de repostar publicações de outras contas no feed. A função, que complementa o conhecido “Compartilhar nos Stories”, torna a rede social um pouco mais parecida com o Facebook e o Twitter, possibilitando usuários a “recomendar posts para amigos”.

Tal ferramenta é uma demanda antiga da comunidade de usuários do Instagram, que até então precisam apelar para ferramentas de terceiros para compartilhar publicações de outros usuários no próprio feed. No esquema em desenvolvimento no Instagram, todos os posts republicados por uma conta serão reunidos numa aba dedicada na página de perfil, separando o conteúdo original do feed do material de outros criadores.

Continua após a publicidade

“Estamos explorando a capacidade de recompartilhar publicações no Feed — semelhante a como você pode recompartilhar nos Stories — para que as pessoas compartilhem o que ressoa com elas, e os criadores originais são creditados por seu trabalho”, comentou um porta-voz da Meta ao site TechCrunch. Os testes serão iniciados em breve com um pequeno número de pessoas.

Posts recompartilhados podem ser acompanhados por um breve comentário (como uma legenda) feita pelo usuário — tal qual o “Retuitar com comentário”, do Twitter. Essa adição possibilitará dar contexto ao conteúdo republicado, facilitando o início de discussões na rede social.

Pode mudar a dinâmica do Instagram?

Poder recompartilhar publicações direto no Feed é uma adição simples no papel, mas tem implicações importantes para a rede social. Ao adotar uma abordagem mais aberta para o compartilhamento de conteúdo, o Instagram se aproxima da dinâmica adotada por plataformas como Twitter, LinkedIn e Facebook.

Continua após a publicidade

Novamente, isso tira um pouco do aspecto “pessoal” presente no Instagram — aquele que a comunidade de usuários tanto pediu na campanha “Instagram original”. Publicações de criadores de conteúdo não só serão exibidas por recomendações de algoritmos, mas também pelos próprios usuários, possivelmente infestando a aba “Favoritos” e “Seguindo” com publicações que não são necessariamente de colegas, porém compartilhadas por eles.

É cedo, porém, para afirmar que a função vai interferir significativamente no fluxo de conteúdo da rede social. Atualmente, o compartilhamento de postagens via Stories é bastante útil e facilita a divulgação de memes, campanhas ou qualquer post que chame a atenção. A adição de “republicar no feed” pode acabar tão útil quanto ela.

É apenas um teste

Continua após a publicidade

Além disso, a experimentação do Instagram não garante que a função será liberada de forma definitiva. A plataforma observará a recepção da comunidade para avaliar a implementação do recurso e, se ele for rejeitado, é possível que volte para a gaveta sem sequer ser lançado para todos.

Fonte: TechCrunch