Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Kaspersky!

IA do Google consegue criar mapas mentais de seus estudos; saiba como

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

A ferramenta de IA NotebookLM, do Google, ganhou uma função para transformar estudos, pesquisas e projetos em mapas mentais de fácil visualização. O recurso começou a ser liberado para usuários do Google Workspace na última quarta-feira (19).

De acordo com o Google, os mapas mentais “permitem navegar entre tópicos complexos, explorar conexões e ter conhecimento profundo dos materiais”. O próprio NotebookLM oferece um atalho para criar o diagrama e organiza a representação visual automaticamente, elencando os principais tópicos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como fazer mapa mental com IA no NotebookLM

Siga estas instruções:

  1. Acesse o NotebookLM (notebooklm.google.com);
  2. Crie um projeto ou abra uma pasta existente;
  3. Envie arquivos, links e vídeos para abastecer a IA;
  4. Pressione “Mapa Mental” na janela do chatbot;
  5. Veja o resultado.

Os mapas mentais são interativos, então você pode clicar nas opções para expandir o diagrama e ver assuntos relacionados. 

O que é o NotebookLM?

O NotebookLM é um assistente de IA do Google que gera respostas somente com base no que você abastecê-lo, incluindo arquivos pessoais, sites, artigos científicos e vídeos do YouTube. Essa personalização ajuda a diminuir alucinações e garante respostas mais personalizadas para o tema trabalhado.

Chatbots tradicionais como o Gemini podem buscar informações na web ou na própria base de dados para responder a um prompt, o que pode criar respostas mais genéricas ou pouco aprofundadas. Com o NotebookLM, é possível pedir para a IA consultar dados diretamente nas fontes compartilhadas.

Entre os recursos disponíveis, é possível fazer mapa mental, pedir para a IA fazer uma linha do tempo, gerar perguntas e respostas frequentes e resumir o tema com um “podcast” criado pela máquina — o Gemini, inclusive, adotou essa função recentemente.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO: o que você perde ao usar o Galaxy Watch sem um celular Samsung? O que deixa de funcionar no relógio?