Huawei lança serviços de buscas e mapas para disputar mercado com o Google

Huawei lança serviços de buscas e mapas para disputar mercado com o Google

Por Diego Sousa | 22 de Outubro de 2020 às 20h00
Reprodução/Gizchina

Apresentado durante o Huawei Developer Conference 2020, em setembro deste ano, o novo mecanismo de busca da Huawei debutou nesta quinta-feira (22), com a estreia dos modelos da linha Mate 40. E a ferramenta e não veio sozinha: além do Petal Search, a empresa lançou os softwares Petal Maps e Huawei Docs, com a intenção de disputar mercado com Google e Microsoft.

Petal Search

Aposta da Huawei contra a Pesquisa Google e o Bing, o Petal Search é a principal ferramenta de pesquisas dos smartphones da chinesa. O mecanismo está disponível em mais de 170 países e regiões, com suporte a 50 línguas, e permite fazer buscas por texto, imagens e voz.

Assim como seus concorrentes, o Petal Search deve oferecer buscas em mais 20 categorias, como aplicativos, notícias, vídeos, imagens e viagens; além de estabelecimentos e negócios locais.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Petal Search está disponível em mais de 150 países (Foto: Divulgação/Huawei)

Entre as funcionalidades da ferramenta estão recomendações de aplicações e pesquisas, previsões meteorológicas diárias, principais notícias, informações financeiras, atualizações de mercado de ações; e um recurso chamado Predictive Shopping, que age de forma semelhante ao Google Lens e permite encontrar produtos por meio do reconhecimento de imagens.

De acordo com informações da loja de aplicativos da Huawei AppGallery, o Petal Search já possui 39 milhões de instalações.

Petal Maps

Como o nome já indica, o Petal Maps é a solução da fabricante chinesa para não depender do Google Mapas e do Bing Maps. A ferramenta vai oferecer alguns dos principais recursos da aposta do Google, como procurar lugares, rotas e direções.

Serviço de mapas da Huawei está em caráter beta (Foto: Divulgação/Huawei)

A Huawei afirmou que o Petal Maps estará disponível em mais de 140 países e regiões, além de 70 línguas, com suporte a mapas 2D e 3D, bem como a possibilidade de reportar trânsitos em tempo real em algumas cidades.

Huawei Docs

Outra novidade anunciada no evento foi o Huawei Docs. Disponível em mais de 100 países, o serviço oferece suporte à visualização e edição de documentos em mais de 50 formatos, incluindo PDF, PPT e DOC. O app funcionará com a nuvem, ou seja, as atualizações de texto serão sincronizadas em tempo real, tanto para celulares quando para computadores.

Huawei Docs vai competir diretamente com o Microsoft Office (Foto: Divulgação/Huawei)

Ecossistema crescendo

Durante o evento, a Huawei informou que o Huawei Mobile Services é o terceiro maior ecossistema mobile do mundo, atrás apenas do iOS e do Google Mobile Services. São 2 milhões de desenvolvedores globais, um aumento de 98% em um ano, segundo a empresa, com mais de 500 milhões de usuários ativos por mês utilizando a loja AppGallery. A quantidade de aplicativos da companhia disparou de 43 mil para 96 mil, um aumento de 123% de 2019 para 2020.

Fonte: Huawei (1, 2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.