Guias anônimas do Chrome serão protegidas por biometria no Android
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •

As guias anônimas do Chrome agora serão protegidas por biometria, anunciou o Google nesta quinta (26). Em novo recurso de segurança, o Chrome permite trancar a navegação secreta do navegador com as credenciais vinculadas ao celular, protegendo as páginas de acessos indevidos depois que foram minimizadas.
- App Google recebe mais ajustes visuais no padrão Material You
- Google Meet vai facilitar o compartilhamento de arquivos em reuniões
As abas anônimas protegidas por biometria foram vistas pela primeira vez em setembro de 2022, quando o recurso foi encontrado no menu chrome://flags de uma versão experimental do Chrome. Ao ser habilitada, a funcionalidade tranca as abas anônimas assim que o navegador é colocado em segundo plano, permitindo acessá-las novamente somente após comprovar a identidade por biometria.
Segundo o Google, a função estará disponível no menu Configurações > Privacidade e Segurança > Bloqueie as abas anônimas quando você fechar o Chrome. A empresa afirma que a novidade é distribuída de forma gradativa para todos os usuários do navegador no Android. No iOS, a trava por biometria existe desde 2021.
Chega de notificações
Atualmente, vários sites imploram por permissão para enviar notificações para o seu computador através do Chrome. A ideia é que o navegador mostre as publicações mais recentes e mantenha o leitor ligado em novos conteúdos, aumentando o número de acessos por consequência.
Por vezes, porém, as autorizações são concedidas de forma acidental, e o processo para desabilitá-las não é tão claro. Para facilitar esse caminho, o Chrome introduziu uma ferramenta de revisão na seção “Privacidade e Segurança” para que você confira todas as permissões dadas anteriormente, inclusive para notificações.
“Para aprofundar nosso compromisso com a sua segurança online, estamos expandindo a verificação de segurança lançando recomendações e lembretes mais personalizados sobre o que você compartilhou anteriormente com sites e encontrando esses controles em um só lugar para revogar permissões e proteger sua privacidade”, explicou o Google em uma página de suporte.