Gravador do Google já pode ser baixado e instalado em quase qualquer Android

Por Felipe Junqueira | 01 de Janeiro de 2020 às 11h53
Android Authority

O Google lançou um aplicativo bastante interessante com a linha Pixel 4 em 2019, especialmente para quem está estudando e quer transcrever as aulas ou para jornalistas que querem uma maneira mais fácil de passar para texto as entrevistas que fazem. O aplicativo de gravação de voz, além de registrar o áudio, também tem uma opção de transcrição bastante poderoso.

Uma pena que o app esteja disponível apenas para os usuários do Pixel 2 para a frente. Nem mesmo quem tem a primeira geração dos smartphones do Google pode aproveitar a funcionalidade. Ao menos não oficialmente. Afinal, como sempre desenvolvedores independentes conseguiram um jeitinho de portar o aplicativo para outros dispositivos.

De acordo com o XDA Developers, o app está 100% funcional para qualquer usuário de smartphones Samsung, Huawei, LG, Motorola, Nokia e Sony com o Android 9 Pie ou 10. Outras marcas que usem uma custom ROM baseada nessas versões mais recentes também são totalmente compatíveis com o app de gravação.

Tela inicial do app de gravação de voz do Google (Captura: Felipe Junqueira/Canaltech)

Apenas dispositivos da OPPO, Asus e OnePlus apresentaram problemas na transcrição, de acordo com os testes dos desenvolvedores. Já em relação aos aparelhos da Xiaomi, nenhum deles conseguiu rodar o app, mesmo com a MIUI 10 ou 11.

A redação do Canaltech testou o aplicativo em três dispositivos diferentes e conseguiu rodar a transcrição em inglês perfeitamente no Galaxy S10+, Motorola Moto G7 Power e Multilaser H. Infelizmente, a transcrição por ora só funciona com o inglês, mas conseguiu compreender muito bem o sotaque abrasileirado que testamos.

A questão das duas versões mais recentes se dá pelo fato de o próprio Google ter desenvolvido o app para quem tem Android 9 Pie ou superior. Versões do Android do Oreo para baixo não vão rodar mesmo que você instale o APK (links abaixo). Nós testamos apenas a versão oficial, mais antiga. Você pode testar a não-oficial mais recente, também. A instalação é simples, basta baixar e instalar.

Fonte: XDA Developers

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.