Publicidade

GPT-4 será removido do ChatGPT em breve; veja como será a mudança

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash

O modelo GPT-4 será removido do ChatGPT em breve. Em comunicado, a OpenAI informou que a tecnologia de 2023 será substituída pelo mais recente GPT-4o, mas os desenvolvedores ainda poderão utilizar a solução antiga através da API

Segundo a companhia, o GPT-4o "supera consistentemente o GPT-4 em escrita, codificação, raciocínio e muito mais". Além disso, o modelo mais novo é "nativamente multimodal", o que permite o processamento de informações em outros formatos além de texto, como imagens e áudios, sem depender de recursos auxiliares.

"O GPT‑4 marcou um momento crucial na evolução do ChatGPT. Somos gratos pelos avanços que ele possibilitou e pelo feedback que ajudou a moldar seu sucessor. O GPT‑4o se baseia nessa base para oferecer ainda mais capacidade, consistência e criatividade", disse a OpenAI.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O modelo será removido ChatGPT em 30 de abril de 2025. Dessa forma, os usuários terão que usar outros modelos disponíveis no chatbot, como o GPT-4o, GPT-4o mini, o3-mini, o3-mini-high, o-1, o1 pro e GPT-4.5.

Cabe ressaltar que a disponibilidade dos modelos varia de acordo com o plano.

Apesar da descontinuação do uso do modelo antigo para o público geral, a OpenAI ressaltou que o GPT-4 ainda estará disponível na Interface de Programação de Aplicativos (API, em inglês) da empresa para que desenvolvedores tenham acesso. 

Quais são os recursos do GPT-4o?

O GPT-4o faz parte da geração atual de modelos de linguagem da OpenAI, oferecido gratuitamente e com recursos aprimorados. Ele processa e gera texto, áudio e vídeo de forma nativa, e proporciona uma interação de voz muito mais natural.

Em comparação com o GPT-4, o GPT-4o apresenta uma melhoria significativa no processamento de informações, pois a versão anterior utilizava modelos separados, como o Whisper para áudio e o DALL-E para imagens, para realizar essas tarefas.

CEO da OpenAI já criticou o GPT-4

O GPT-4 veio ao mundo para suceder o GPT-3.5, motor dos primeiros momentos de sucesso do ChatGPT entre 2022 e 2023. Na ocasião, a tecnologia trouxe melhorias para garantir um uso mais amplo da ferramenta e resolveu eventuais limitações do antecessor.

Continua após a publicidade

Contudo, o modelo nem sempre foi bem visto dentro da companhia. No ano passado, durante uma sessão de perguntas e respostas na Universidade de Stanford, o CEO Sam Altman disse que o GPT-4 é burro e levemente embaraçoso enquanto promovia o GPT-5, na época apontado como um grande avanço no campo. 

Em outro momento, Altman voltou a falar sobre o GPT-5, dessa vez apontando que será um "salto significativo" em relação ao GPT-4.

Apesar das expectativas, o GPT-5 ainda não foi lançado. No último dia 8, o CEO da OpenAI disse que o desenvolvimento do GPT-5 está "mais difícil" do que previsto devido à complexidade de sua integração com outros modelos do ChatGPT.

A estreia do GPT-5 está prevista para os próximos meses enquanto os modelos o3 e o4-mini tendem a chegar antes.

Continua após a publicidade

Leia mais:

VÍDEO: Como instalar o DeepSeek R1 no seu computador? Ele consegue rodar a inteligência artificial offline?