Publicidade

Google terá seção de ofertas e realidade aumentada dedicada às compras

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
firmbee/Unsplash
firmbee/Unsplash
Tudo sobre Google

Em breve, usar o Google como um aliado para fazer compras será algo ainda mais interessante. A dona do famoso buscador pretende reforçar a ferramenta com seções exclusivas para ofertas, integrar realidade aumentada para viabilizar a experimentação de produtos de beleza e tornar o ambiente de pesquisas um lugar propício para alcançar clientes em potencial.

O Google I/O deste ano antecipou tais novidades, mas a apresentação não se aprofundou em como o Google pretendia fazer do buscador um ambiente mais comercial. Entretanto, durante uma apresentação dedicada a empreendedores, a companhia detalhou as ferramentas que serão implementadas e adicionou que, além da parceria com o Shopify anunciada anteriormente, vendedores cadastrados no WooCommerce, GoDaddy e Square também serão incluídos no programa.

Assim que a novidade for liberada, sempre que o usuário pesquisar por algum assunto relacionado a descontos temporários como “promoções de Black Friday” ou “cupons de desconto”, será possível acessar uma nova área do buscador chamada “Ofertas de lojas” e visualizar um catálogo amplo de produtos com valores especiais.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Desta área será possível navegar em uma série de departamentos com pouquíssimos cliques em uma interface simples e com foco na apresentação de produtos e seus respectivos valores. Incluir mais termos no campo de pesquisa irá filtrar ainda mais os resultados, permitindo que o cliente vá direto aos produtos que estiver procurando.

“Reimaginamos novas maneiras de conectar você ao seu consumidor no momento de tomada de decisão — seja através da pesquisa, Shopping (seção do buscador), Imagens, Maps ou YouTube”, pontua a companhia.

Programas de fidelidade entraram na jogada neste anúncio. Usuários de passagem pelo buscador poderão criar contas rapidamente em lojas nunca visitadas através do cadastro com o Google. Esse meio rápido aumenta a chance de manter o cliente por mais tempo e, da mesma forma, abre espaço para encaminhar ofertas exclusivas por e-mail.

Ainda na página de ofertas, o consumidor poderá conferir a disponibilidade do produto. Se, por exemplo, o item estiver em pronta entrega ou se puder ser recolhido pessoalmente na loja, a seção da oferta destacará esse elemento. Futuramente, é provável que essa abordagem seja estendida ao Google Maps com mais opções para visualização de catálogo — neste caso, usando somente o mapa.

Experimentar produtos com a câmera do celular

Ao lado das melhorias no sistema de anúncios do buscador, o Google também introduzirá um sistema de experimentação de produtos de beleza por realidade aumentada. Neste primeiro momento, a ferramenta permitirá simular batons e sombras de olho no próprio rosto através da câmera do celular.

Dá para saber de onde essa ideia veio: redes sociais, como o Instagram, fazem isso sem a finalidade de vender produtos. A iniciativa do Google não é tão diferente, mas em vez de utilizar a tecnologia para criar conteúdo, será a oportunidade de conhecer o produto antes de adquiri-lo. Logo abaixo dessa "experimentação" estarão os links para os produtos associados, então os clientes não estariam tão distantes do cosmético em questão.

Continua após a publicidade

Nenhum outro recurso com visão computacional foi apresentado agora, mas eles não devem ter saído dos planos do Google. Mais novidades podem estar a caminho e é interessante manter os olhos abertos para o que está por vir, especialmente pelo possível impacto no comércio digital.

O Canaltech entrou em contato com o Google para ter mais informações sobre a ferramenta no cenário brasileiro, mas ainda não obteve resposta. Assim que mais detalhes forem divulgados, esta matéria será atualizada.

Fonte: Google