Google usará inteligência artificial para ajudar você a fazer compras online

Google usará inteligência artificial para ajudar você a fazer compras online

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Maio de 2021 às 16h45
Rupixen/Unsplash

Fazer compras online é um hábito quase universal, e utilizar o buscador do Google é um dos caminhos mais comuns para isso. Numa tentativa de tornar esse meio ainda mais natural, a Gigante de Mountain View introduziu o Google Shopping Graph, um modelo alimentado por inteligência artificial que ajudará você a encontrar produtos, monitorar ofertas e retomar aquisições de carrinhos deixados de lado.

Para pesquisas, o modelo confrontará o que está sendo buscado com a vastidão de resultados encontrados, não só de catálogos de grandes varejistas, mas também de comerciantes menores cadastrados no Shopify, plataforma de hospedagem de lojas virtuais. A atuação em tempo real seria a maior vantagem desse mecanismo, capaz de identificar a disponibilidade de produtos antes de colocá-lo em destaque como uma das opções.

Entretanto, fazer compras nem sempre é um ato feito de uma só vez ou composto por um passo a passo. Por isso, o modelo com inteligência artificial não se limitará ao buscador, mas também será implementado aos resultados obtidos pelo Google Lens. Assim, você poderia fotografar um item de um restaurante ou shopping, passar pelo Lens integrado ao Google Fotos e logo ter várias ofertas do mesmo produto (ou semelhantes) na mão.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O mesmo acontece com o YouTube. Se o criador de conteúdo mostrar algum item — um tênis, relógio ou maquiagem, por exemplo —, o mecanismo ajudaria a encontrar ofertas desse produto e facilitar a compra, direto do player de vídeo, poupando você da extensa busca manual.

Por outro lado, se você alguma vez passou por uma loja virtual e deixou um artigo no carrinho, o Google Chrome o ajudará a se lembrar dele numa próxima visita. Ferramentas foram adicionadas ao navegador para facilitar a retomada de alguma compra através de uma seção adicionada na tela de "Nova guia", algo semelhante ao que já existe no Opera.

Carrinhos pendentes no Chrome (Imagem: Divulgação/Google)

De olho nas ofertas

A ferramenta do Google não só ajuda a encontrar produtos, como também deve melhorar o monitoramento de ofertas. Em breve, o buscador poupará você do processo manual de ficar de olho em opções, colocando a inteligência artificial para procurar as melhores ofertas possíveis — especialmente de vendedores já conhecidos.

Um dos exemplos citados pela companhia foi a procura de descontos a partir de programas de fidelidade. Se um secador de cabelo vendido pela Sephora, por exemplo, for do seu interesse, será possível vincular a conta Google ao produto e deixar a inteligência artificial tomar conta do monitoramento até que o varejista faça uma oferta melhor.

Monitoramento de ofertas com o Google (Imagem: Divulgação/Google)

Durante a apresentação, a dona do buscador não dá detalhes sobre disponibilidade. Provavelmente, o recurso deve ser implementado sem muito alarde nas plataformas citadas, seja no Android, iOS ou desktop. O lembrete de carrinhos, por sua vez, só foi demonstrado no Chrome para computador.

A companhia também não citou quais países vão receber todas as novidades, portanto não se sabe como ou quando elas estarão em ação pelo mundo.

Fonte: Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.