Google Mensagens terá IA do Bard para ajudar na escrita
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

O Google Mensagens pode ganhar suporte da inteligência artificial Bard na escrita dos textos. O objetivo seria auxiliar as pessoas na escrita das mensagens em chats ou dos SMS enviados para seus contatos.
- CEO do Google afirma que "coisas vão dar errado" para o Bard
- Cientistas clonam o ChatGPT gastando apenas R$ 3 mil
Um botão de estrelas brilhantes foi descoberto pelo site 9to5Google ao fuçar no código do aplicativo. Esse atalho tem sido associado ao uso da IA em locais como o Docs e o Gmail, então se presume ter a mesma funcionalidade aqui. A aparência, inclusive, parece a mesma usada no teste da IA no Gmail.
O Mensagens poderia gerar respostas de IA baseadas no contexto das conversas. Isso significaria menos trabalho para interagir com conteúdos, apenas dando as diretrizes — e devidas permissões de segurança — para o Bard produzir interações personalizadas.
Por enquanto, o botão ainda não foi implementado e apenas digita “TODO” na área de escrita das mensagens, possivelmente por estar em desenvolvimento. Futuramente, é provável que exiba uma caixa de diálogo com espaço para as orientações do usuário.
Revisão textual das mensagens
Outro uso possível para o Bard no Google Mensagens é a revisão textual. Para evitar erros gramaticais e ortográficos, a pessoa solicitaria uma análise para corrigir pontuação, erros de digitação ou apenas para mudar o tom do texto.
Mesmo nos conteúdos 100% gerados pelas IA, o usuário ainda poderá revisar o conteúdo antes de enviar. Caso não esteja de acordo, será possível ajustar ou sugerir uma nova escrita.
Como o recurso foi visualizado pelo APK Insight, uma atividade do 9to5Google que procura elementos escondidos, é impossível saber ao certo como tudo funcionará. Mas como já existe até uma interface de usuário, dá para ficar esperançoso com a chegada do assistente em breve.
Bard nos produtos do Google
A IA generativa do Google foi lançada, de modo restrito para usuários selecionados, no começo da semana. O Bard deve passar ainda por uma fase aberta em breve, onde serão corrigidos mais erros para garantir o correto funcionamento.
O Google aposta na IA do Bard como o grande trunfo capaz de bater o ChatGPT e, principalmente, o Bing Chat. O chatbot integrado ao buscador da Microsoft garantiu muita atenção à companhia nos últimos dois meses, o que certamente deve ter incomodado os executivos do Google.
Fonte: 9to5Google