Publicidade

Google Maps ganha novo visual e fica parecido com rival da Apple

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Setembro de 2023 às 12h10

Link copiado!

Henry Perks/Unsplash
Henry Perks/Unsplash

O Google Maps começou a receber nesta semana um novo visual há quem diga que o aplicativo passou a seguir os guias visuais de seu principal rival, o Apple Maps. Com a mudança, as cores se tornaram mais suaves e menos saturadas, com investimentos no contraste entre indicadores de quarteirões e ruas e alterações que reduzem a confusão, além de uma barra inferior ligeiramente menor.

Os usuários que já têm acesso às novidades no Android também observam que os elementos coloridos se tornaram mais fortes, com áreas verdes, ícones e água aparecendo com mais destaque em meio aos blocos brancos e vias cinzas. Houve mudança também no uso do amarelo, que antes era utilizado para indicar pistas expressas e agora somente aparece para indicar congestionamentos moderados.

Continua após a publicidade

Banners e indicadores também ganharam mudanças, ainda mantendo o verde, mas optando por um tom mais discreto, que dá ainda mais destaque às indicações de distâncias e caminho a seguir. Na descrição, as mudanças podem parecer pequenas, mas quando se compara o formato anterior com o novo, as alterações de design se tornam claramente amplas, mudando a cara do Google Maps a que os usuários estão acostumados.

A alteração pode ter a ver com o Android 14 ou ser completamente independente, já que não foi anunciada previamente pela empresa. Além disso, o novo design foi liberado para um pequeno número de usuários, inclusive no iOS, indicando que o visual pode estar em fase de testes ou sendo aplicado aos poucos.

As mudanças, entretanto, não agradaram aos usuários, que criticam a utilização de cores muito parecidas, que teriam dificultado a leitura dos mapas e rotas a seguir, e a ausência de indicadores de que o trânsito está fluindo. A similaridade com o Apple Maps, claro, também foi um incômodo, já que a solução rival é notoriamente problemática, ainda que tenha passado por uma renovação nos últimos anos.

Continua após a publicidade

O Google não falou oficialmente sobre o assunto nem explicou se as mudanças serão aplicadas a todos os usuários globais.

Fonte: 9to5Google