Publicidade

10 dicas de como usar o Google Maps | Guia Prático

Por| Editado por Bruno Salutes | 21 de Junho de 2022 às 13h30

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

O Google Maps certamente é um dos serviços mais interessantes do Google, por diversos motivos. Seja pelos seus recursos mais básicos como verificar os melhores trajetos entre dois pontos, consultar horários de ônibus e explorar arredores em uma região, seja pelos seus recursos mais avançados como a navegação via GPS, download de mapas offline e Street View (recurso que permite visualizar lugares rotacionando a tela em 360º).

Entre suas principais características, o Google Maps, se destaca como um serviço: gratuito, acessível e completo. Além disso, com cada vez mais informações em tempo real, o app de navegação tem sido atualizado constantemente com novidades a fim de melhorar a experiência dos usuários durante suas jornadas diárias.

Pensando nisso, do básico ao avançado, existem muitos recursos do Google Maps que o tornam um excelente guia independente do caminho ou distância. Nesta matéria, confira 10 dicas de como usar o Google Maps!

Continua após a publicidade

1. Planejar rotas e medir distâncias

O Google Maps (Android | iOS) permite que você compare diferentes caminhos para um mesmo lugar, destacando informações importantes como: tempo de trajeto, trânsito na região, linhas de ônibus e metrôs mais acessíveis, entre outros. Isso lembra um pouco aquele ditado — “todos os caminhos levam a Roma”. Nesse caso, você pode se antecipar e escolher qual será o melhor caminho para você.

2. Visualizar radares e limite de velocidade

Continua após a publicidade

Durante a navegação em tempo real no Google Maps, você também pode visualizar radares e consultar os limites de velocidade em cada via. Tal recurso pode ser muito útil para quem dirige bastante em grandes cidades. Outra vantagem, está na possibilidade de adicionar alertas em tempo real, sinalizando imprevistos como acidentes em sua rota.

3. Ver horários do transporte público

Quem usa diariamente o transporte público da cidade, certamente já deve ter costume de contar com o inesperado. Isso porque existem dias e dias, às vezes os ônibus funcionam em quantidade reduzida durante as paralisações, às vezes as linhas estão em manutenção.

No entanto, usando o Google Maps, você não precisa passar por aquele dilema — "quanto mais eu esperar, menos precisarei esperar". Afinal, o aplicativo permite que você consulte o horário dos ônibus em tempo real, destacando quando ele está adiantado ou atrasado.

Continua após a publicidade

4. Baixar mapas off-line

Caso seu pacote de dados esteja acabando, o Google Maps também oferece um recurso que permite baixar mapas e rotas offline no seu dispositivo móvel. Assim, ainda que sua internet acabe no meio da rua, você pode conseguir encontrar o caminho de volta para casa. Além disso, esse recurso também pode ser interessante, durante longas viagens em regiões onde o sinal costuma ser mais fraco.

5. Navegar em tempo real

Continua após a publicidade

Como já citado anteriormente, a navegação no Google Maps certamente é uma das funções mais interessantes. Isso por seu caminho ser constantemente atualizado, exibindo alertas de radares, acidentes, lentidão e muito mais. Além disso, você pode fazer pesquisas ao longo do seu trajeto usando comandos de voz.

Por exemplo, caso você esteja precisando abastecer seu carro, você pode tocar no ícone de “Microfone” e perguntar: — onde tem um posto de gasolina? Assim, o Google Maps, mostrará todos os postos de combustível disponíveis durante o seu trajeto. Daí você pode incluir uma parada com facilidade e depois seguir caminho.

6. Visualizar sua linha do tempo

Continua após a publicidade

O recurso “Linha do tempo” permite que você reveja lugares onde você esteve recentemente, bem como trajetos que você já fez. Assim, é possível conferir quantos quilômetros você andou, quais ruas você pegou, qual acesso você já usou, entre outros. Ter uma linha do tempo dos seus caminhos diários pode ser muito útil às vezes.

7. Compartilhar localização

Outra função muito interessante do Google Maps, é o compartilhamento de localização em tempo real. Essa função permite que você compartilhe várias informações sobre onde você esteve, qual a bateria do seu celular e como você está viajando (carro, ônibus, metrô, bicicleta ou a pé). Assim, fica mais fácil se encontrar com outras pessoas pelo Google Maps. Vale a pena conferir!

Continua após a publicidade

8. Salvar rotas personalizadas

No Google Maps, você pode salvar seus lugares favoritos, marcar lugares que você deseja visitar e também salvar caminhos diários como o caminho para casa e para o trabalho. Dessa maneira, você pode aproveitar marcadores e planejar as melhores rotas para seus locais salvos no aplicativo.

9. Pesquisar com o Google Assistente

O Google Assistente permite que você comece rotas no Google Maps com muita facilidade. Para isso, você pode aproveitar comandos de voz como: — “Ok Google, vamos para casa”. Assim, o resultado da pesquisa te redireciona para o Google Maps com o caminho sendo exibido em tempo real. Também é possível consultar o trânsito usando comandos como: — “Ok Google, como está o trânsito?”. Vale a pena experimentar!

Continua após a publicidade

10. Conhecer novos lugares

Outra funcionalidade muito interessante é a aba “Explorar” do Google Maps. Isso porque o aplicativo também funciona como uma "rede social". Você pode se tornar um guia local do Google Maps, compartilhando fotos, comentários e informações de funcionamento sobre lugares e estabelecimentos.

Além disso, quando você pesquisar um endereço, os comentários mais relevantes, bem como as fotos de pessoas que já o visitaram, ficam visíveis logo abaixo dos resultados de pesquisa no Google. Bem legal, né?

Continua após a publicidade

Com essas dicas você pode aproveitar um guia prático de como usar o Google Maps no dia a dia. Gostou dessa matéria? Compartilhe essas dicas com seus amigos!