Google Maps e Busca terão IA para ler cardápio e mais opções para empresas
Por Ricardo Syozi • Editado por Douglas Ciriaco |
Visando oferecer mais opções tanto para o público quanto para pequenas e médias empresas, o Google anunciou novas ferramentas na Busca e no Maps, que incluem opções de agendamento, integração com redes sociais e o uso de IA nos cardápios digitalizados. As novidades vão poder ser usadas em inglês e português e já estão sendo implementadas pela Gigante de Buscas.
- Confira dicas para usar o Google Maps direitinho
- IA do Google para escrever textos no Gmail e Docs chega ao Brasil
- Sistema contra roubo de celular Android chega primeiro ao Brasil
Cardápios com inteligência artificial
O uso de IA nos cardápios digitais do Google Maps foi anunciado no começo do ano, mas ainda não havia data para a estreia por aqui. Felizmente, a companhia confirmou a chegada durante o evento Google for Brasil desta terça-feira (11), quando destacou que o recurso já começou a ser implementado em diversas cidades.
A função permite que bares e restaurantes façam a digitalização de maneira rápida e fácil diretamente no perfil do estabelecimento, basta tirar uma foto do cardápio. Depois, ainda é possível editar informações em qualquer momento.
Perfil integrado às redes sociais
O Google também confirmou que o Maps agora permite a integração de redes sociais do estabelecimento, como X (antigo Twitter), Facebook e Instagram. As publicações ficam logo abaixo dos dados de contato e, segundo a Head de parcerias de produto do Google, Barbara Sarti, o objetivo é “permitir que os consumidores tenham acesso rápido e fácil às informações mais recentes, como promoções, eventos especiais e novos pratos”.
Para manter a conversa com os clientes em dia, as companhias podem colocar o WhatsApp (por enquanto, nada de Telegram) ou contato por SMS diretamente na Busca do Google, ou no Maps — este recurso será liberado nas próximas semanas.
Além disso, a Gigante de Buscas fez uma parceria com a Associação Brasileira de Bares e
Restaurantes (Abrasel) para garantir a atualização dos perfis de mais de 100 mil bares e restaurantes de todo o país, até o final de 2024.
Agendamento de serviços
Por fim, a Big Tech anunciou que profissionais da saúde e de beleza vão ter mais facilidade para se conectar com potenciais clientes, pois a função de agendamento de atendimento, consultas médicas e exames também chega ao Maps e à Busca. Segundo o Google, as pessoas podem acessar o perfil da empresa e marcar horário diretamente por lá.
Na primeira etapa de implementação, mais de 15 mil companhias dos setores mencionados farão parte dos testes. Algumas marcas confirmadas são o Dr. Consulta, Doctoralia, Melvi, Livance, Grupo Fleury, Dasa, Trinks, Quaddro e Prit.
No fim de 2023, o Google Maps mudou de cor e ganhou um novo visual, vale conferir.