Sistema contra roubo de celular Android chega primeiro ao Brasil
Por Ricardo Syozi • Editado por Douglas Ciriaco |
O Google anunciou que o Brasil será o primeiro país do mundo a testar algumas funções contra roubo e fraudes de celulares apresentadas durante o Google I/O 2024. A principal novidade recebeu o nome de "Bloqueio por detecção de roubo" e usa IA para identificar o movimento de arrancar o telefone da mão de alguém e fugir a pé ou em bicicleta e outros veículos. Assim, a tela do aparelho é automaticamente bloqueada para evitar o uso indevido.
- Saiba o que fazer se alguém roubar seu celular
- Aprenda a desativar o WhatsApp em caso de roubo ou perda
Mais facilidade para bloquear celular roubado
A estreia da versão Beta do recurso foi anunciada durante o evento Google for Brasil, realizado nesta terça-feira (11). Segundo a Gigante de Buscas, os testes começam em julho e poderão ser ativados pelos donos dos celulares Android com versão 10 ou superior — outros países vão receber a novidade de forma gradual ao longo do ano.
Engenheiro de Software e Líder para Android no Brasil, Bruno Diniz destacou ao Canaltech que as medidas visam desestimular os criminosos. “Mesmo se tratando de uma situação de segurança pública, o Google espera ter participação no impacto da diminuição de casos nos próximos anos”, explicou. “Queremos desanimar os ladrões com nossos recursos, mas a evolução tem que ser constante, já que enquanto fechamos um buraco, outro é aberto logo em seguida”, concluiu.
Vale destacar que o Brasil apresenta um crescimento preocupante no no número de furtos e roubos de telefones nos últimos anos: conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2022 foram 999.223 ocorrências foram registradas no país, um aumento de 16,6% em comparação ao ano de 2021. Em 2023, 205.975 roubos e furtos ocorreram só na cidade de São Paulo, enquanto no estado paulista foram 359.524 registros do tipo.
Em teste
Nesta primeira fase, o Google vai disponibilizar três funções de forma prévia no Brasil:
Bloqueio por detecção de roubo
Essa ferramenta utiliza IA para bloquear a tela do telefone quando alguém puxa o aparelho da mão da vítima e foge em velocidade. A função faz uso do acelerômetro do celular e tem como objetivo, segundo o Google, dificultar os trabalhos dos criminosos que podem tentar acessar contas de banco e informações pessoais. Por se tratar de um bloqueio comum de tela, caso o dono trave sem querer, o processo para desbloquear é o mesmo usado no dia a dia da pessoa.
Bloqueio remoto
O Google vai lançar uma página da web que facilita o bloqueio de tela com apenas o número do dispositivo e um rápido desafio de segurança. A opção foi criada para acelerar o travamento do display, pois a empresa afirma que muitos usuários têm dificuldade em lembrar de login e senha para usar o “Encontre meu Dispositivo”.
Bloqueio de dispositivo offline
De acordo com a Gigante de Buscas, é comum que os criminosos desativem a internet dos aparelhos roubados para não serem encontrados. Com isso em mente, a companhia vai lançar um recurso que bloqueia a tela do smartphone automaticamente caso fique muito tempo sem conexão com a internet.
Novo Google Play Protect
Além da versão Beta das novas funções, a Big Tech anunciou a chegada do Google Play Protect aprimorado para os brasileiros, ferramenta que faz uma busca completa no telefone para encontrar ameaças de segurança e vulnerabilidades.
Essa nova versão promete impedir instalações de aplicativos que tenham sido baixados por meio de navegadores, apps de mensagens ou gerenciadores de arquivo, ou que incluam permissões de acesso consideradas sensíveis.
O piloto que vai implementar as novas medidas começa a ser disponibilizado no fim de junho em todo o país.