IA do Google para escrever textos no Gmail e Docs chega ao Brasil
Por Ricardo Syozi • Editado por Douglas Ciriaco |
Depois de apresentar o recurso de IA “Ajude-me a escrever” (Help me write, em inglês) no mês de fevereiro, o Google confirmou a chegada da novidade ao Brasil — e o Canaltech já experimentou a função. É possível usar a ferramenta para gerar textos tanto no Gmail quanto no Docs, além de receber sugestões da inteligência artificial com um simples apertar de botão.
Ajude-me a escrever no Gmail
A função promete facilitar o dia a dia de quem utiliza o e-mail em diversas situações, como criar uma mensagem de aniversário, enviar um conteúdo profissional e até resumir diversas mensagens para melhorar a compreensão. Segundo o Google, a ferramenta também aprimora rascunhos para torná-lo “mais formal, conciso e detalhado”.
Por estar em português do Brasil, o processo de uso é simples e intuitivo. Nos testes feitos pelo Canaltech, tudo leva segundos para ser gerado e o “Ajude-me a escrever” oferece opções para deixar o e-mail mais focado para ocasiões tanto formais quanto informais.
Há quatro opções para o rascunho feito pela IA:
- Formalizar: deixa o texto mais profissional;
- Elaborar: adiciona detalhes e mais informações ao conteúdo;
- Reduzir: diminui o tamanho da mensagem
- Sinto-me com sorte: faz uso de detalhes criativos para deixar o texto mais elaborado.
IA no Google Docs
Já no Google Docs, a ferramenta pode ser encontrada do lado esquerdo do documento ou ao clicar com o botão direito do mouse. Dessa forma, você consegue pedir para a inteligência artificial escrever ou reescrever um texto sobre assuntos distintos e da forma que você quiser.
Além disso, o “Ajude-me a escrever” traz comandos para transformar o texto:
- Tom: pode escolher entre Formal ou Casual;
- Resumir: destaca os principais pontos do texto;
- Usar marcadores: usa marcadores para formatar o conteúdo;
- Detalhar: apresenta detalhes com base no texto;
- Encurtar: transforma o conteúdo em algo mais conciso;
- Reformular: refaz o texto por completo;
- Personalizado: é possível escrever o próprio comando para customizar o texto.
Gemini 1.5 Pro no Workspace dos brasileiros
Por fim, a Gigante de Buscas anunciou para os brasileiros a chegada do Gemini 1.5 Pro, que marca presença no painel lateral do Workspace. De acordo com o Head Google Workspace, Alberto Zafani, a IA “responde a uma maior variedade de perguntas e fornece respostas mais esclarecedoras, além de facilitar a geração de resumos que aparecerão no painel lateral, sugestões de comandos e muito mais”. No entanto, a função só pode ser usada em inglês, por enquanto.
Todas as novidades estão disponíveis para os usuários do Workspace e do Google One AI Premium, que custa R$ 96,99 por mês, que também inclui o Gemini Advanced.