Publicidade

Google Maps muda de cor e libera novo visual para todos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Novembro de 2023 às 16h23

Link copiado!

Tamas Tuzes-Katai/Unsplash
Tamas Tuzes-Katai/Unsplash

O Google Maps mudou de cor e a nova paleta começou a chegar para mais pessoas com a ampla distribuição da atualização para Android, iOS e web. A mudança no visual torna o aplicativo mais parecido com o rival da Apple e apresenta cores mais suaves na experiência geral de navegação pelo app.

O novo visual começou a chegar ao público em setembro, com liberação gradual para todos os mercados, e agora parece alcançar a maioria dos consumidores.

O que mudou no Google Maps

Continua após a publicidade

Há várias mudanças na paleta de cores do Google Maps — uma mais sutis do que outras — e que alteram alguns indicadores da ferramenta.

À primeira vista, chama a atenção a tonalidade do azul para sinalizar áreas de mar, rios e lagos. A nova cor está menos saturada e se integra melhor aos demais tons do app.

O verde de bosques, matas e florestas têm uma alteração semelhante que dialoga melhor com os demais elementos do mapa. Já as vias públicas mudaram de cor e deixaram de ser representadas em branco para ganhar mais destaque com o cinza. As pistas expressas, que antes eram sinalizadas em amarelo, agora aparecem apenas com um tom de cinza mais escuro.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Os diferentes pontos e locais das cidades têm alterações sutis de tom: atrações turísticas e culturais em verde, comércios em azul, postos de saúde em vermelho, hospedagem em rosa, praças e centros esportivos em verde, universidades e escolas em cinza.

Sinalização das rotas

Ao usar o aplicativo para obter direcionamento, há outras alterações na paleta de cores. A sinalização de rotas apresenta um azul mais escuro e saturado, com marcação em amarelo para trechos com congestionamento moderado e vermelho para trânsito pesado.

Continua após a publicidade

As linhas de transporte público também acompanham cores que identificam melhor a oferta de ônibus, trem ou metrô das cidades.

Comentários do público

Na rede social X (antigo Twitter), várias pessoas foram comentar a mudança de cores do Google Maps. O novo visual divide a opinião do público: há aqueles que acharam o resultado horroroso e outros que elogiaram o design.

Continua após a publicidade

Além dos apps para Android e iOS, o Google Maps com novas cores pode ser acessados pela web em maps.google.com.