Publicidade

Google lança rede social corporativa de vídeos curtos estilo TikTok

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Março de 2021 às 16h15

Link copiado!

Montagem/Canaltech
Montagem/Canaltech
Tudo sobre Google

A incubadora de ideias Area 120, do Google, lançou um serviço de vídeos curtos estilo TikTok para alcançar o público corporativo. O Threadit é um utilitário que permite gravar clipes ou a tela do computador para compartilhar com os companheiros de equipe.

Embora seja possível produzir vídeos de até 70 minutos, a proposta da plataforma é trabalhar com conteúdos em formatos curtos, que, segundo o Google, geram mais engajamento e visualizações. O serviço conta com uma extensão para o Chrome para simplificar o uso e, com ela, dá para iniciar gravações a qualquer momento, sem necessidade de se conectar ao site.

Continua após a publicidade

Ao efetuar o cadastro, o site pergunta se o uso será para o ambiente profissional ou para a vida pessoal, o país de origem e a finalidade dos vídeos. Se o perfil for para o segmento corporativo, também são solicitadas informações sobre a empresa. As companhias interessadas podem, inclusive, solicitar uma parceria com o site.

Por se tratar de um projeto ainda em experimentação, o sistema é bastante simples, sem tantas opções ou customizações, e com um layout bem direto. Você pode criar um modelo em branco, convidar seus colegas para a plataforma ou programar algum aviso — tudo em vídeo, é claro. O interessante é que o criador do Threadit pode permitir ou não que outras pessoas adicionem vídeos àquele tópico, o que permitiria a criação de conteúdos colaborativos.

É possível ainda dar feedback, falar sobre atualizações sobre projetos, produzir tutoriais, conduzir treinamentos e outras opções presentes nos templates pré-elaborados. No total, são 17 modelos de vídeos com opções distintas para criar conteúdo de forma lógica, como em uma linha temporal. Embora o serviço seja gratuito, os desenvolvedores planejam lançar futuramente recursos avançados e pagos para empresas maiores.

Continua após a publicidade

Até o momento, o serviço só está disponível oficialmente nos Estados Unidos. Não há previsão de chegada no Brasil e nem expansão para outros países.

Mais um serviço fracassado?

O Google não tem muita tradição em serviços de vídeos. O Google Videos, por exemplo, acabou sendo um fracasso e deu lugar ao YouTube, que foi comprado pela empresa. Houve também o Tangi, inspirado em plataformas como o TikTok e o Pinterest, e o Shoploop, que misturava elementos de rede social, plataforma de vídeos e loja virtual. Outro exemplo foi o Clips, uma câmera autônoma que deveria capturar em fotos os momentos felizes do ambiente, mas nunca funcionou como deveria e foi descontinuada.

Continua após a publicidade

Pode ser que o Threadit seja um ponto fora da curva. O momento de explosão do home office em todo o mundo é propício para o uso de ferramentas como esta. Mas, enquanto uma grande empresa não adotá-lo, o resto do mercado olhará com ceticismo. Além disso, resta saber se as pessoas vão querer trocar o Google Meets, o Zoom, o Slack e outros aplicativos para usar a nova plataforma.

Fonte: Threadit