Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Fotos vai usar Ultra HDR no Android 14

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Setembro de 2023 às 10h31

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

Quem tiver um celular com Android 14 e tela compatível com o recurso Ultra HDR poderá aproveitar imagens mais bonitas também no Google Fotos. Códigos encontrados na versão mais recente do app indicam que a empresa está adicionando esse recurso aos aparelhos que tiverem suporte à tecnologia, que amplia as cores e os detalhes das fotos e vídeos.

As indicações aparecem na atualização mais recente do aplicativo de galeria, que indica a presença do Ultra HDR tanto em prévias de imagens quanto na exibição plena e nas ferramentas de edição. Nos aparelhos em que o recurso não estiver compatível, ele simplesmente será desligado, com essa detecção acontecendo de forma automática.

Como um recurso anunciado em maio pela própria empresa, parece óbvio que o Fotos tenha suporte, mas não é tão simples assim. A nova opção depende de uma conversão automática para funcionar; o formato é compatível com o HDR de 10 bits tradicional, com os arquivos compatíveis sendo transformados para o formato caso um aparelho Android 14 com os requisitos necessários esteja sendo usado.

Continua após a publicidade

A expectativa do Google é de que boa parte dos aparelhos do mercado sejam compatíveis com o recurso, que exige não apenas o processamento necessário para produzir uma imagem em Ultra HDR, mas também uma tela boa o suficiente para exibir suas melhorias. O formato é retrocompatível com o JPEG convencional, enquanto aplicativos de parceiros como a Adobe também ganharão suporte.

No caso do Google Fotos, a ideia é que o Ultra HDR seja aplicado tanto em fotografias quanto em vídeos produzidos pelos usuários. Por enquanto, porém, não há data para chegada do recurso, enquanto o próprio Android 14 deve chegar nas próximas semanas, após muitos meses de testes junto a desenvolvedores e usuários interessados.

Fonte: SamMobile