Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

JPEG ou PNG: qual formato de imagem é melhor?

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 22 de Novembro de 2021 às 15h00

Link copiado!

(Imagem: Robert Shunev/Montagem: Kris Gaiato)
(Imagem: Robert Shunev/Montagem: Kris Gaiato)

Existem diversos formatos de imagem e, certamente, JPEG e PNG são os mais populares. Embora muitos não saibam, cada um deles serve a um propósito específico. Nesse sentido, é completamente equivocado afirmar que um é melhor que outro: tudo depende da sua aplicação.

Entre os formatos JPEG e PNG, existem diferenças que todos deveriam conhecer. Afinal, elas podem ter um impacto significativo no tamanho e, mais importante, na resolução das imagens.

JPEG e PNG: principais diferenças

Continua após a publicidade

Mesmo que você tenha um uso mais casual de imagens e raramente se aventure em edições, entender a aplicação desses formatos é indispensável. Mas, afinal, quais são as peculiaridades de cada um deles?

Quais são as características do JPEG?

O JPEG (ou Joint Photographic Experts Group) é formato ideal para o compartilhamento de imagens online, já que equilibra dois fatores importantes: o tamanho e a qualidade do arquivo.

Essa “habilidade”, contudo, tem um preço: imagens nesse formato não impressionam pela alta resolução. Uma imagem JPEG típica apresenta uma taxa de compactação 10:1. Isso significa que um arquivo de 10 MB, ao ser convertido, terá cerca de 1 MB. Além de ser mais compacto, o formato também suporta os padrões de cores RGB e CYMK.

Continua após a publicidade

Como funciona o JPEG?

Para obter esse efeito, o JPEG se apoia em uma matemática complexa que consiste na transformação discreta de coseno (Discrete Cosine Transform -DCT). Como resultado, o algoritmo analisa a imagem, identifica pixels semelhantes e os reúne em blocos únicos.

Em razão disso, a redução de qualidade não é apenas significativa, mas também irreversível. Em alguns casos, contudo, não é possível notá-la. Mas isso dependerá de alguns fatores: o conteúdo do arquivo, o formato original da imagem e a sua utilização.

Continua após a publicidade

Quais são as características do PNG?

O Portable Network Graphics, ou simplesmente PNG, também foi projetado especialmente para a Web. Mas, ao contrário do seu "concorrente", não gera perdas de qualidade, embora também compacte o arquivo (em diferentes escalas).

Além disso, o formato suporta o chamado Canal Alfa que possibilita a existência de áreas transparentes na imagem. Isso não é possível no JPEG, que substitui a transparência do arquivo por um frustrante fundo branco. Um ponto negativo do PNG, contudo, é a limitação ao padrão de cores RGB.

Continua após a publicidade

Como funciona o PNG?

Aqui, é utilizada a compactação LZW, também presente no GIF e no TIFF. Através desse processo, são lidos os valores de pixels da imagem e criada uma tabela de códigos que registra as padronagens repetidas no arquivo. Isso gera uma imagem de alta qualidade, embora menor do que o original.

JPEG e PNG: qual é o melhor formato?

Se você quiser simplesmente compartilhar uma imagem nas redes sociais, a melhor saída é recorrer ao JPEG, suportado pela grande parte das plataformas e mais "econômico". Caso você queira editar a imagem, criar logotipos, salvar arquivos de alta resolução ou até mesmo realizar impressões, prefira o PNG sempre que possível.

Continua após a publicidade

Fonte: Digital Trends