Publicidade

Você tem seis meses para aproveitar o armazenamento ilimitado do Google Fotos

Por| 11 de Novembro de 2020 às 16h35

Link copiado!

Canaltech
Canaltech
Tudo sobre Google

A partir de 1º de junho de 2021, todas as fotos e vídeos enviados para a nuvem do Google Fotos, mesmo que sejam comprimidos para qualidade alta ou expressa, passarão a contar nos 15 GB de armazenamento da sua conta.

O anúncio foi feito pelo Google nesta quarta-feira (11), e não afeta os arquivos enviados até a data em que o armazenamento ilimitado será desativado. Em outras palavras, você tem seis meses para subir todas as fotos guardadas em seu computador para a nuvem e aproveitar que não vão ocupar seu espaço do Drive, Gmail e Fotos.

Há cinco anos, somente fotos enviadas com a qualidade original são contabilizadas no armazenamento da conta Google. A partir de 1º de junho, mesmo aquelas que forem comprimidas em alta qualidade ou expressa passarão a contar nos seus 15 GB gratuitos. Segundo o Google, 80% dos usuários levariam 3 anos para precisar de mais espaço se continuarem a usar o Fotos como fazem atualmente.

Continua após a publicidade

Quantas fotos cabem em 15 GB?

Em nota enviada à imprensa, a companhia diz: “Sabemos que essa é uma grande mudança, por isso gostaríamos de avisar com antecedência ao usuário e fornecer os recursos para tornar isso mais fácil”. E reforça a ideia de que demoraria cerca de 3 anos para grande parte dos usuários ocuparem os 15 GB de armazenamento com suas fotos, enfatizando que é “uma estimativa de quanto tempo levaria para a maioria dos nossos usuários”, desde que mantenham o estilo de uso atual.

Para você ter uma ideia, de acordo com dados do Google Fotos, para preencher 1 GB, você precisa de aproximadamente 1.852 fotos em qualidade alta, ou seja, já convertida pelo Fotos para ocupar menos espaço sem perder quase nenhuma informação. Em vídeos, seriam aproximadamente 72,6 minutos.

Continua após a publicidade

Dá para guardar mais de 27 mil fotos ou quase 1.100 minutos de vídeo em 15 GB, mas é necessário lembrar que o espaço é compartilhado ainda com Gmail e Drive, e pode acabar ficando curto para muita gente em pouco tempo. A tendência, infelizmente, é que armazenamento ilimitado deixe de ser oferecido gratuitamente, e tenhamos que aprender a guardar apenas o que é realmente importante ou voltemos a armazenar as boas e velhas recordações em pendrives e afins.

Para não perder suas memórias, uma das alternativas é pagar pelo aumento de espaço oferecido pelo Google, que dá 100 GB por US$ 7 mensais (aproximadamente R$ 40). Ou pensar em outro serviço de armazenamento em nuvem.

Documentos também deixarão de ser ilimitados

Também contando a partir de 1º de junho — e descontando qualquer arquivo anterior à data — documentos, planilhas, apresentações, formulários e arquivos do Jamboard passarão a ocupar o espaço de armazenamento de sua conta do Google. De acordo com a empresa, "4,3 milhões de GB são adicionados ao Gmail, Drive e Fotos todo dia", e por isso ela decidiu tomar ações para "garantir a ótima experiência de armazenamento".

Continua após a publicidade

Além disso, contas inativas por mais de dois anos serão automaticamente deletadas.

E para você, o armazenamento ilimitado do Google Fotos vai fazer falta? Já tem alguma alternativa em mente para migrar dentro de seis meses? Conta pra gente nos comentários!