Google e Samsung trabalham para levar o sucessor do SMS para a linha Galaxy

Por Rubens Eishima | 08 de Maio de 2020 às 07h00
Reprodução/Google
Tudo sobre

Samsung

Saiba tudo sobre Samsung

Ver mais

Escondido na notícia sobre o novo modo de visualização do YouTube no Galaxy Z Flip, a Samsung confirmou que trabalha com o Google para adotar o novo sistema de mensagens RCS (Rich Communication Services) para os celulares da linha Galaxy.

O RCS é visto como (mais) um sucessor do SMS, permitindo o envio de mensagens de texto, fotos e vídeos por dados móveis ou Wi-Fi. O sistema permite a criação de grupos de mensagem e todo o conteúdo pode ser acessado também em computadores. Basicamente o que o WhatsApp já faz para mais de um bilhão de pessoas no mundo.

O problema do RCS é que, além de oferecer algo que as pessoas já usam em apps, ele precisa ser adotado pelas operadoras móveis, o que tem atrasado a sua implementação. Por outro lado, como se trata de um sistema aberto, em tese é possível ter conversas entre pessoas com diferentes aplicativos e sistemas.

A parceria entre as duas empresas sinaliza a integração do sistema RCS no aplicativo nativo de SMS da Samsung.

O RCS já está disponível no aplicativo Mensagens do Google, mas no Brasil o recurso é compatível apenas com as redes da Claro, Vivo e Oi. A Nextel está testando o protocolo e a TIM não tem previsão para adoção do sistema.

Fonte: Samsung

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.