Publicidade

Google Drive e Meet receberão importante melhoria de segurança

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Novembro de 2021 às 13h27

Link copiado!

Reprodução/Recounter
Reprodução/Recounter
Tudo sobre Google

O Google vai implementar criptografia para proteger dados do lado do cliente nos aplicativos de desktop do Drive e do Meet. A ideia é tornar mais segura a transferência de informações entre o serviço de armazenamento na nuvem e o software de videoconferência, ambas soluções muito usadas no mercado pessoal e empresarial.

Essa adição não chega a ser uma novidade, porque a gigante das buscas já havia anunciado, no início do ano, a intenção de adicionar uma cada extra de segurança nas máquinas dos usuários do Google Workspace: Drive, Documentos, Planilhas e Apresentações, que abrangeria também arquivos PDFs, fotos e outras extensões hospedadas na nuvem.

Continua após a publicidade

Uma das maiores críticas à companhia era a falta de criptografia de ponta a ponta nos serviços da companhia, em especial naqueles voltados para o mercado empresarial, no qual o trânsito de informações sensíveis é fator preponderante. Isso fez com que muita gente optasse por soluções rivais na tentativa de garantir uma comunicação mais eficaz e sem o risco de acesso indevido por terceiros em caso de interceptação.

Além de expandir o beta para mais interessados, o Google também deve disponibilizar suas APIs de chaves para que desenvolvedores possam usá-la para proteger suas aplicações. Estão nos planos também a criação de parcerias com outras empresas do segmento, como Fortanix e Stormshield para aprimorar ainda mais a segurança digital.

Mais segurança para usuários

Assinantes dos planos Enterprise Plus e Education Plus já podem se inscrever para desfrutar desse mecanismo extra de segurança, desde que os administradores autorizem. Os demais clientes ainda precisarão esperar um pouco mais para receber a novidade em definitivo, ainda sem previsão para ampla distribuição.

Continua após a publicidade

Na semana passada, o Meet passou a permitir que anfitriões de videochamadas desliguem as câmeras ou silenciem os microfones dos usuários de modo permanente nas chamadas em grupo. A criptografia do lado do cliente permitirá ao Google rivalizar com o WhatsApp em termos de segurança de chats e adicionar uma pitada importante de proteção no segmento de videoconferências para superar o Zoom e o Microsoft Teams.

Fonte: Google