Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Docs vai permitir inserir quase qualquer coisa em um texto usando arrobas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Outubro de 2021 às 16h25

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google tem introduzido diversas melhorias para tornar a sua suíte de aplicativos de produtividade do Workspace ainda melhor. Em maio, houve a adição no Google Docs de um recurso chamado smart chips, que permite aos usuários vincularem rapidamente arquivos, datas, modelos e pessoas em um documento ao apenas marcá-lo com arroba (@). Trata-se de uma iniciativa poderosa que transporta a linguagem das redes sociais para o espaço de trabalho e dá muito mais agilidade na hora de editar documentos.

Agora, a companhia tornou esses "chips" ainda mais inteligentes ao tornar o uso do @ como um comando de menu de inserção universal. Na prática, o Google afirma ser possível inserir qualquer coisa, desde tabelas e imagens a diferentes elementos, formatos e conteúdos variados nos documentos — tudo de forma rápida, integrada aos demais apps e sem precisar sequer alternar a janela.

Continua após a publicidade

Na versão antiga, para inserir um arquivo do Google Drive, por exemplo, seria preciso ir até ele, copiar o link de compartilhamento e colá-lo no local, mas agora é só colocar o @ no campo de texto e todos os tipos de conteúdos recomendados serão exibidos como opção para inserção. Se você não encontrar nas sugestões, será possível pesquisar pelo arquivo desejado pelo próprio Docs, o que criará um vínculo entre direto no seu documento.

Essa novidade vale também para pessoas, eventos e basicamente qualquer outro recurso relacionado do Google. No caso de marcar uma pessoa, o Docs vai perguntar se você seja, de fato, compartilhar este documento com ela antes de liberar o acesso, o que concede uma camada de segurança extra.

Espaços antes do parágrafo

Por enquanto, o novo menu só funciona no Google Docs e será implementado gradualmente para todos os usuários do Workspace, mesmo no plano gratuito. Quem é testador beta já começou a ter acesso ao recurso desde o dia 18, mas os demais só devem começar a receber, efetivamente, a partir de 1º de novembro.

Continua após a publicidade

Além disso, o editor de textos também ganhará a capacidade de adicionar uma quebra de página antes dos parágrafos graças a uma opção adicionada ao menu. É  clicar em Formatar > Espaçamento entre linhas e parágrafos > Adicionar espaço antes do parágrafo para se deparar com o recurso que permite começar o parágrafo na página nova.

Esse recurso agora será aplicado automaticamente ao importar um documento do Word ou exportá-lo para outro software de edição. A expectativa dos desenvolvedores é de entregarem essa adição para todos até meados de novembro.

Fonte: Google