Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vai ficar mais fácil encontrar arquivos no Google Drive; entenda o porquê

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Novembro de 2021 às 15h58

Link copiado!

Canaltech
Canaltech

Demorou, mas filtros de pesquisa finalmente foram aprimorados no Google Drive. O mecanismo de busca reforçado facilita o encontro de arquivos no armazenamento em nuvem com botões mais acessíveis e intuitivos.

Filtros já existiam no Google Drive, a diferença dessa adição, na realidade, é a acessibilidade do recurso, que agora se chama “Search Chips”. A função segue os mesmos moldes do reforço nas buscas que estrearam no app do Gmail meses atrás e já pode ser experimentada na caixa de entrada do e-mail do Google.

Através desses filtros dá para reduzir os resultados entre pessoas envolvidas, local de armazenamento (seu Drive pessoal ou armazenamento compartilhado), tipos de arquivos (planilhas, documentos, apresentações, formulários, fotos, vídeos, PDFs e mais), data de modificação (hoje, este ano, no ano anterior ou períodos personalizados) e tarefas pendentes (se requer aprovação, há sugestões ou notificações não lidas).

Continua após a publicidade

Vários filtros podem ser ativados simultaneamente, tornando a procura ainda mais fácil. A função brilha principalmente em ocasiões em que se busca um arquivo com um nome não tão claro, ou acompanhar a evolução de projetos com colegas de trabalho.

A única demonstração divulgada pelo Google foi do funcionamento da ferramenta na versão web do Google Drive. No celular, os filtros já existem, também, mas ainda não são tão intuitivos quanto a implementação mais recente, mas considerando que o app Gmail também recebeu as Search Chips, provavelmente o app Drive está na fila para ganhar a novidade.

Neste momento, os filtros de busca do Google Drive estão em período de teste e qualquer usuário Google Workspace pode se tornar um voluntário — entre no programa a partir deste formulário. Por se tratar de um período experimental, podem aparecer bugs com mais frequência, então tenha isso em mente antes de ingressar na avaliação.

Fonte: 9to5Google