Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Chrome vai bloquear downloads de sites inseguros automaticamente

Por| Editado por Claudio Yuge | 02 de Janeiro de 2023 às 09h00

Link copiado!

Thomas Hawk/VisualHunt
Thomas Hawk/VisualHunt
Tudo sobre Google

O Google Chrome deve ganhar um recurso que vai bloquear automaticamente o download de arquivos a partir de sites inseguros. Trata-se de mais um esforço da companhia em prol da adoção generalizada do protocolo HTTPS para conexões online, com o usuário sendo avisado sobre os riscos de baixar dados a partir de conexões que não utilizam o mecanismo que traz maior segurança e criptografa o contato entre usuários e servidores.

O recurso ainda estaria em fase preliminar, aparecendo apenas em códigos inativos do navegador. A funcionalidade deve ser testada ao longo de 2023 e pode aparecer na próxima versão completa do browser, que deve ser liberada no ano que vem e ainda não tem data para chegar. O Google não se pronunciou sobre o assunto.

Por outro lado, não é como se a companhia não viesse trabalhando em elementos semelhantes. Em uma atualização recente, por exemplo, o Chrome ganhou um recurso que força o acesso a versões de sites em HTTPS, mesmo que a versão menos segura seja o padrão; nestes casos, um alerta é exibido ao usuário. O mesmo também vale para downloads, mas apenas na forma de uma notificação sobre o possível risco.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo em que se trata de uma medida de segurança, as atualizações do Google também incentivam os administradores a adotarem o protocolo seguro. Afinal de contas, ninguém quer ver um alerta de segurança exibido no site, principalmente quando lida com dados e vendas; ao mesmo tempo, a empresa também tem guias de melhores práticas e dicas para auxiliar quem ainda deseja fazer essa transição.

Uma vez liberado, o recurso de bloqueio de downloads inseguros deve aparecer em meio às flags do Google Chrome, podendo ser manipulado por usuários avançados. Depois, deve passar a fazer parte da opção referente ao uso, somente, de conexões seguras, a partir das configurações do browser. Caso seja necessário acessar um site com o protocolo HTTP, claro, isso será possível, com a opção também podendo ser desativada por usuários que estiverem cientes dos riscos.

Fonte: 9to5Google