Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Chrome ganha modos que prometem reduzir uso de memória e bateria

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Dezembro de 2022 às 16h11

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google Chrome terá um modo de desempenho aprimorado para reduzir o consumo de memória RAM e de bateria em notebooks. Os chamados Memory Saver e Energy Saver devem ajudar a limpar a fama de devorador de RAM, mesmo em PCs com bastante recursos.

Economizador de memória

O Memory Saver deve suspender o uso de memória pelas guias não utilizadas para melhorar o desempenho das ativas. Esse é um recurso muito útil para quem gosta de trabalhar com muitas abas ao mesmo tempo, porém que sofre com a queda no desempenho ocasionada pela prática.

Continua após a publicidade

Outra vantagem é a destinação da RAM para aplicativos mais pesados que necessitam de memória extra, como editores de fotos e vídeos. Se você minimizar o Chrome, ele automaticamente vai reduzir o uso de memória a níveis mínimos, garantindo a distribuição correta. Quando retornar para a navegação, o app vai recarregar tudo de onde parou.

Para saber se a opção está ativada, é só olhar para o canto direito da barra de endereços, próximo ao botão de compartilhar e dos favoritos. Ali você verá uma pílula cinza com o ícone de um velocímetro, indicado a economia de RAM.

Economizador de energia

Continua após a publicidade

O Energy Saver vai no sentido inverso e pode deixar seu Chrome mais lento, porém por uma boa razão: prolongar a duração da bateria do computador. Ele funcionará de modo similar ao modo de economia de energia presente em celulares Android, que limita os processos em segundo plano e animações de sites para dar mais alguns minutos de vida útil.

Segundo os desenvolvedores, o recurso será ativado automaticamente pelo navegador quando o dispositivo alcançar apenas 20% de bateria restante. Nesse caso, talvez seja bom fechar algumas guias para não sofrer tanto com a queda no desempenho.

Quem não quiser limitar o potencial de velocidade do Chrome, pode desativar o Economizador de Energia: Menu de três pontos > Configurações > Desempenho. Lembre-se de fazer isso quando estiver próximo a uma tomada, caso contrário a bateria pode morrer antes do esperado. É possível também marcar alguns sites para ficarem de fora deste regra, assim eles nunca serão colocados em espera.

Continua após a publicidade

O Google garante que os recursos ajudarão a economizar até 30% de memória RAM, sem prejudicar em nada o funcionando da máquina. Os recursos devem ser lançados como parte de uma futura atualização do Chrome, ainda sem data definida, para o Windows, macOS e Chromebooks.

Como ativar os modos de economia de bateria e de memória?

Para quem não quer esperar o lançamento oficial dos recursos para a versão estável, é possível ativá-los a partir de sinalizadores do navegador. Quem está usando o Chrome 108 já pode experimentar a novidade em caráter de testes.

Continua após a publicidade

É só digitar os códigos abaixo na barra de endereços e mudar o status de ambos para "Enabled":

  • chrome://flags/#battery-saver-mode-available
  • chrome://flags/#high-efficiency-mode-available

Assim que concluir, reinicie o navegador e pronto. Agora, você já poderá desfrutar das novidades de economia de recursos do Google Chrome antes de todo mundo.

Chrome correndo atrás dos rivais

Continua após a publicidade

Embora seja novidade para usuários do app do Google, tal recurso já existe há mais de um ano no rival Microsoft Edge. O programa traz um modo de eficiência muito semelhante que reduz o uso da CPU, memória e demais recursos da máquina, o que possibilita aos donos de laptop passar mais tempo sem plugá-lo na energia.

Ontem (7), o Chrome enfim habilitou o uso de atalhos digitados na Omnibox do app para computador. Usuários podem executar comandos rapidamente apenas digitando-os na barra de endereços, sem precisar ir até a configuração correspondente. Por exemplo: para localizar site registrado no Histórico de Navegação, basta digitar “@history [nome do site]” para encontrar sugestões de endereços contidas na seção.