Publicidade

Google Assistente com Bard pode mudar de nome para Gemini

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Janeiro de 2024 às 09h13

Link copiado!

Shutterstock/Reprodução
Shutterstock/Reprodução
Tudo sobre Google

O Google busca um novo nome para o Google Assistente com Bard: espera-se que o app para celulares Android passe a se chamar Gemini, seguindo o novo modelo fundacional de Inteligência Artificial (IA) da gigante das buscas.

Quem conta a história é o 9to5Google, que conferiu arquivos internos do app Google (versão Beta de número 15.4.31.29). A análise encontrou rastros da mudança no código do programa, dando a entender que a empresa pretende rebatizar a ferramenta.

Além de trechos do código, o site compartilhou uma captura de tela para selecionar um assistente virtual da companhia, que cita o Gemini. O seletor indica que se trata de um “assistente movido por IA” experimental — ou seja, ainda em fase de testes.

Continua após a publicidade

Bard é outra opção de nome

Essa não é a primeira vez que o Google Assistente surge com um nome diferente. Em 2023, o serviço foi introduzido como “Google Assistente com Bard” durante o anúncio de integração com o Bard, e o título deu as caras mais uma vez no domingo (28) em um vídeo de demonstração vazado.

Mas o 9to5Google, em uma versão anterior do aplicativo, encontrou rastros de outro nome: apenas “Bard”. Ou seja, não está exatamente claro qual será o próximo nome do assistente de voz para Android. Mas tudo indica que existe, de fato, a predisposição para alterar o título.

Continua após a publicidade

Novo assistente vaza em vídeo de demonstração

Enquanto o nome não é decidido, o Google deve apresentar a prévia da ferramenta como “Google Assistente com Bard”. É o que mostra uma demonstração encontrada no app Pixel Tips neste domingo (28), que detalha o funcionamento do app.

No vídeo, nota-se que o assistente oferece as mesmas opções para ser acionado, incluindo o popular “Hey, Google”. Os usuários têm a possibilidade de interagir com o serviço tanto por voz quanto por texto. Também existe a opção para anexar imagens para complementar os pedidos.

Por enquanto, não existe uma data oficial de estreia do serviço. Contudo, o desenvolvedor Mishaal Rahman, referência em novidades sobre Android, sugere que a novidade chegará ao Google Pixel em uma atualização aguardada para março. 

Continua após a publicidade

Não há previsão de lançamento do Google Assistente com Bard para celulares de outras marcas.

Fonte: 9to5Google