Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gmail vai contar com IA para você encontrar qualquer email em sua conta

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Julho de 2022 às 17h31

Link copiado!

 Solen Feyissa / Unsplash
Solen Feyissa / Unsplash

O Google vai aprimorar os resultados da pesquisa do Gmail para facilitar a localização de contatos e e-mails usados com mais frequência. Segundo a empresa, em uma publicação no blog oficial, o gerenciador de e-mails passará a ter a chamada "correspondência de intenção" para nomes e endereços de correio eletrônico.

A correspondência de intenção é uma ferramenta de aprendizado de máquina usada para tentar adivinhar sobre o que se trata a busca. Em vez de executar apenas a procura por um termo específico, o algoritmo analisa o contexto para saber se você quer localizar um contato, um e-mail ou um arquivo específico.

Continua após a publicidade

Quanto mais você utilizar o buscador, melhor serão os resultados apresentados. Com o passar o tempo, o Gmail começará a entender o seu comportamento baseado nos erros e acertos. Por exemplo: em vez de mostrar sobrenomes, a ferramenta vai exibir primeiro os nomes e endereços de e-mail que contenham o termo.

Normalmente, as pessoas pesquisam por palavras genéricas em vez de ir a algo tão específico como um sobrenome, por isso essa mudança de paradigma pode trazer resultados efetivos. A parte boa é que a inteligência artificial se adaptará ao comportamento de cada pessoa, logo não será necessário mudar a sua forma de procurar por algo.

O Gmail também passará a exibir sugestões personalizadas para priorizar resultados de pesquisa com base na frequência de interação. Se você costuma enviar e receber muitos conteúdos do seu chefe Ronaldo, por exemplo, a tendência é de vê-lo primeiro quando pesquisar pelo nome.

Gmail em evolução

Continua após a publicidade

Trata-se de um ajuste pequeno, mas com potencial de aumentar a produtividade das pessoas, principalmente aquelas que precisam enviar muitos e-mails todos os dias. A novidade já havia sido antecipada pelo próprio Google na semana passada, mas agora chega em definitivo para os usuários.

Em maio deste ano, o Gmail para Android passou a mostrar filtros de pesquisa ao visualizar marcadores e pastas. A ideia era permitir a localização rápida do resultado se a pessoa já souber onde a mensagem poderia estar localizada.

Recentemente, o serviço de correio eletrônico mudou o visual para todos os usuários, mas abriu a opção de ajuste manual. Quem não curtiu a barra lateral da esquerda poderá remover os ícones e excluí-la em definitivo da interface, o que deixa mais espaço livre para os e-mails.