Google abandona app que todo mundo pensava estar aposentado há anos

Google abandona app que todo mundo pensava estar aposentado há anos

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Junho de 2022 às 11h20

O Google Talk, serviço de mensageria do Google lançado em 2005, finalmente será encerrado de forma definitiva em 16 de junho. Apesar de já parecer aposentado há anos, a plataforma ainda era acessível por aplicativos de terceiros como Pidgin e Gajim, que utilizavam a estrutura do mensageiro para trocar mensagens.

“A partir de 16 de junho de 2022, você vai ver uma mensagem de erro ao tentar fazer login no Google Talk”, informou o Google em página de suporte. Como alternativa, a empresa sugere utilizar o Google Chat, novo app de mensagens integrado ao Gmail.

O Google Talk foi lançado em 2005 e teve até aplicativo lançado para Android e BlackBerry(Imagem: Reprodução/Google)

Apesar de pouco conhecido atualmente, o Google Talk foi uma importante iniciativa da Gigante das Pesquisas no mercado de mensageria. O serviço existia com propósito semelhante ao do (também aposentado) Hangouts e atual Google Chat: trocar mensagens rápidas com contatos do Gmail.

Fim tardio

Devido à estreia em meados dos anos 2000, o Google Talk era utilizado principalmente no computador, mas também teve um app próprio lançado para celulares Android e BlackBerry. O serviço foi oficialmente abandonado em 2013, substituído por alternativas mais modernas, e, em 2017, parou de funcionar de vez no Android, dando espaço total para o Hangouts.

Os raríssimos usuários do Google Talk devem se preparar para fazer a migração — salvar o que for realmente importante e desinstalar os apps desatualizados. Não se sabe o momento exato em que o serviço será desativado, então é bom deixar tudo em ordem dias antes.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.