Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google abandona app que todo mundo pensava estar aposentado há anos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Junho de 2022 às 11h20

Link copiado!

Google abandona app que todo mundo pensava estar aposentado há anos
Google abandona app que todo mundo pensava estar aposentado há anos
Tudo sobre Google

O Google Talk, serviço de mensageria do Google lançado em 2005, finalmente será encerrado de forma definitiva em 16 de junho. Apesar de já parecer aposentado há anos, a plataforma ainda era acessível por aplicativos de terceiros como Pidgin e Gajim, que utilizavam a estrutura do mensageiro para trocar mensagens.

“A partir de 16 de junho de 2022, você vai ver uma mensagem de erro ao tentar fazer login no Google Talk”, informou o Google em página de suporte. Como alternativa, a empresa sugere utilizar o Google Chat, novo app de mensagens integrado ao Gmail.

Continua após a publicidade

Apesar de pouco conhecido atualmente, o Google Talk foi uma importante iniciativa da Gigante das Pesquisas no mercado de mensageria. O serviço existia com propósito semelhante ao do (também aposentado) Hangouts e atual Google Chat: trocar mensagens rápidas com contatos do Gmail.

Fim tardio

Devido à estreia em meados dos anos 2000, o Google Talk era utilizado principalmente no computador, mas também teve um app próprio lançado para celulares Android e BlackBerry. O serviço foi oficialmente abandonado em 2013, substituído por alternativas mais modernas, e, em 2017, parou de funcionar de vez no Android, dando espaço total para o Hangouts.

Os raríssimos usuários do Google Talk devem se preparar para fazer a migração — salvar o que for realmente importante e desinstalar os apps desatualizados. Não se sabe o momento exato em que o serviço será desativado, então é bom deixar tudo em ordem dias antes.