Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo visual do Gmail é lançado para todos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Julho de 2022 às 16h48

Link copiado!

Justin Morgan/Unsplash
Justin Morgan/Unsplash

O novo visual do Gmail para desktop finalmente começou a ser liberada para todos os usuários nesta semana. O estilo é marcado por uma interface azulada, formas arredondadas e uma barra lateral com acesso rápido a Chat, Spaces e Meet.

Esta novidade estava em pré-visualização desde fevereiro e agora chega em definitivo para as pessoas. Nos cinco meses de testes, o Google corrigiu algumas coisas e trouxe a opção de modificar algumas coisas para quem não curtiu a mudança.

Continua após a publicidade

A primeira troca notável é o estilo inspirado no Material You e esquema de cores totalmente azul, já que antes as cores estavam restritas aos menus à esquerda das mensagens, onde estão posicionadas a Caixa de Entrada, Com Estrela, Adiados e outros. Além desses elementos, que ficam azuis quando selecionados, os e-mails não lidos também passaram a ter essa tonalidade mais clara.

O Gmail manteve o sistema de temas, então o usuário pode mudar para a cor que desejar, inclusive com a possibilidade de adotar o modo escuro. É só clicar no ícone da engrenagem, no canto superior direito da tela, e escolher "ver todos" para analisar as opções disponíveis. Quem não se sentir à vontade com as mudanças poderá voltar para o plano de fundo antigo cinza ou usar uma imagem do Google Fotos.

Barra lateral pode ser ocultada

Uma das maiores renovações do Gmail foi a chegada da desajeitada barra lateral. Ela foi criada para abrigar os principais produtos do Google, além do gerenciador de e-mails, mas ocupa um espaço desnecessário no canto esquerdo da tela.

Continua após a publicidade

O layout inicial não permitia excluir essa barra, mas a versão finalizada sim. Você pode omitir ícones não utilizados, como o Spaces, Meet ou Chat, e até remover de vez todos os atalhos, o que deixa o Gmail mais parecido com o estilo anterior. É só ir até o ícone da engrenagem, procurar por "Personalizar" na opção "Chat e Meet" e desmarcar as duas caixas de seleção.

Feito isso, a barra lateral vai sumir e você ganhará mais espaço na tela para visualizar seus e-mails. Essa é uma forma de migrar para a experiência nova obrigatória sem abrir mão do padrão antigo. Além disso, o chamado "botão de hambúrguer", usado para recolher a barra lateral, passa a ser usado para esconder os controles do Gmail, recurso bem mais útil que softwares menos usados.

Por enquanto, o programa ainda permite retornar ao padrão antigo, mas isso deixará de ser possível em alguns dias, portanto o melhor a se fazer é customizar tudo e aceitar o visual renovado do Gmail para desktop. Segundo o Google, a distribuição do visual deve ocorrer ao longo do mês de julho, logo quem ainda não recebeu deve esperar mais alguns dias.