Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gmail leva Material You e novas personalizações para usuários do desktop

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Junho de 2022 às 16h09

Link copiado!

Pixabay/diedryreyes3456
Pixabay/diedryreyes3456

O Gmail começou a liberar um conjunto de mudanças visuais para o serviço, com destaque para o visual Material You na versão web. O gerenciador de e-mails também vai ganhar um modo "somente visualização" e um indicador de armazenamento disponível na versão mobile para Android e iOS.

O Material You é a padronização visual usada no Android 12 e agora chega para dar um toque de modernidade ao Gmail nos desktops. Será possível alterar a cor do plano de fundo branco padrão do serviço para uma cor azul clara.

Continua após a publicidade

O menu de navegação no lado esquerdo adotará uma tonalidade mais escura, enquanto os e-mails lidos terão um azul mais intermediário — os não lidos seguirão marcados em branco. Por enquanto, ainda não é possível deixar todas as cores adaptadas ao seu papel parede, como ocorre no celular, mas já é um avanço.

Personalização no Gmail web

A mudança de hoje deve permitir a seleção de quais aplicativos serão incluídos na tela inicial do Gmail nos desktops. Isso vai ocorrer graças a um recurso chamado "Gmail only" vai exibir apenas a caixa de mensagens, sem os programas Chat, Spaces e Meet na lateral.

Você poderá deixar o Gmail sem nenhum app para uma interface mais simplista (e similar ao padrão antigo) ou apenas remover os ícones não usados. Quem não é fã do Spaces, poderá apenas tirar o atalho dali para não clicar por engano, por exemplo.

Continua após a publicidade

Quanto espaço tem sobrando no Gmail mobile?

Outra novidade anunciada pelo Google é a chegada de um indicador de armazenamento usado da sua conta do Google no Gmail para celulares. Hoje, você tem fácil acesso a isso pelo navegador em PCs e notebooks, mas não consegue ver tão facilmente pelo celular — é preciso acessar a conta pelo navegador mobile e procurar a área de armazenamento.

Com a mudança, o próprio aplicativo do Gmail vai mostrar quanto de espaço ainda resta para receber e-mails ou salvar arquivos na nuvem. O recurso de armazenamento poderá ser acessado ao tocar no ícone do alternador de contas, posicionado no canto superior direito da interface.

Continua após a publicidade

Se quiser liberar espaço, é só clicar na área de gerenciamento da conta para obter detalhes. Você então verá um gráfico com porcentagens para saber qual serviço está ocupando mais espaço, assim fica mais fácil apagar algo e evitar o travamento do Gmail pela falta de espaço.

Os lançamentos começaram a ser liberados para os usuários ontem (15) e deve continuar pelos próximos 15 dias. O Google costuma fazer essa distribuição gradual para não sobrecarregar os sistemas da empresa. A mudança afetará todos os usuários do Gmail, inclusive contas gratuitas e pessoais.

Fonte: Google