Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

11 melhores extensões do Chrome para produtividade

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Abril de 2022 às 18h00

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

O Google Chrome conta com uma loja de plugins com grande variedade de ferramentas voltadas para auxiliar em tarefas do dia a dia — seja para trabalho ou obrigações da faculdade, por exemplo. Se você não sabe quais delas baixar no seu computador, não tem problema: o Canaltech listou as 11 melhores extensões do Chrome para produtividade.

11. Dark Reader

O Dark Reader é ideal para quem prefere trabalhar ou estudar em ambientes com pouca luminosidade, pois é capaz de aplicar o modo escuro em qualquer site aberto no Chrome. Com ele, elementos que são brancos passam a ser pretos, criando um visual mais elegante e menos agressivo à vista.

Continua após a publicidade

Além disso, a extensão também inverte cores brilhantes para que fiquem em alto contraste, o que deixa a visualização da página ainda mais agradável e suave. No Dark Reader também é possível ajustar intensidade de brilho, contraste, tons de cinza e muito mais.

10. RescueTime

Continua após a publicidade

O RescueTime permite categorizar sites que distraem sua atenção ou não são totalmente úteis para ajudar nas tarefas que você precisa realizar — além de contar com uma opção para estabelecer metas e objetivos diários.

A própria plataforma oferece recomendações para classificar páginas “inúteis”, mas você pode acessar as configurações e alterá-las manualmente. O Rescue Time também conta com integração de serviços como Slack e Google Agenda.

Continua após a publicidade

9. Chrome Remote Desktop

O Chrome Remote Desktop permite acessar o seu computador à distância de forma simples e prática. Vale lembrar que você também precisa instalar um software de host na máquina para ela se conectar a outros computadores com o app instalado.

Com a extensão, você pode explorar pastas, acessar arquivos e fazer uma infinidade de tarefas no desktop ou notebook de forma remota e segura. Além de também se conectar com celulares e tablets, também dá para parear diferentes sistemas operacionais, como Linux e Mac.

Continua após a publicidade

8. Forest

Se realmente está difícil evitar distrações e manter o foco, o Forest pode ajudar você a se livrar desse problema no Chrome. A ferramenta permite bloquear URLs por um tempo determinado, e com isso é possível restringir “inimigos da produtividade”, como sites de jogos, blogs de meme e redes sociais.

Um fator que torna o Forest mais amigável é sua interface gamificada: você abre o site que deseja bloquear e clica em um ícone de planta para ativar a função. Se não desistir do bloqueio, a muda cresce e vira uma árvore. Quanto mais árvores forem obtidas, maior se torna a sua floresta — o que significa mais foco na produtividade.

Continua após a publicidade

7. Kami

Com o Kami é possível editar textos e adicionar anotações, marcações e demais elementos em arquivos PDFs de forma colaborativa — ideal para professores usarem em salas de aula ou para quem precisa realizar trabalhos em grupo, por exemplo. Ele ainda oferece integração com Google Drive, Canva e Classroom para tornar tudo ainda mais acessível e unificado.

Continua após a publicidade

Uma opção bem interessante do Kami é poder usar todas as suas funções no modo offline;  após reconectar com a internet, a extensão atualiza o arquivo com as modificações feitas no período offline.

6. Grammarly

Continua após a publicidade

O Grammarly  identifica erros de escrita e sugere palavras mais adequadas para melhorar textos, inclusive em línguas estrangeiras como inglês e espanhol. Além de ajudar na hora de caprichar na redação, o plugin tem compatibilidade com diversos outros serviços, como Gmail, Google Docs, Twitter, LinkedIn e praticamente qualquer site onde você possa escrever algo.

A extensão também conta com planos gratuitos e opções pagas que oferecem recursos extras para uma escrita mais elaborada e livre de erros. Um recurso interessante é o relatório personalizado enviado aos usuários: ele apresenta uma análise da escrita, apontando também o nível de evolução e quesitos a serem melhorados.

Continua após a publicidade

5. Timewarp

Também contando com características de gamificação, o Timewarp é outra ferramenta pensada para afastar de vez a procrastinação no momento de trabalho. Ela é capaz de detectar sites não relacionados à produtividade e automaticamente leva o usuário à sua aba de trabalho.

A extensão ainda mostra um cronômetro registrando quanto tempo você gastou em uma determinada página, além de exibir frases motivacionais para você manter o foco nos afazeres.

Continua após a publicidade

4. Mailtrack

O Mailtrack para Gmail é um verdadeiro espião quando o assunto é obter informações sobre o status de um e-mail. A extensão pode “dedurar” quando a mensagem foi recebida e quantas vezes ela foi aberta pelo destinatário — mais ou menos no mesmo estilo de confirmações de leitura do WhatsApp 

Além disso, o add-on permite que você filtre os e-mails separando o que foi e o que não foi aberto por quem os recebeu, facilitando a visualização conforme o status da mensagem. O Mailtrack também conta com planos pagos para desbloquear recursos extras, como rastreio de PDFs e suporte de e-mail. 

Continua após a publicidade

3. Loom

Uma excelente ferramenta para gravar aulas ou reuniões, o Loom permite que você registre tudo que aparece na sua tela sem a necessidade de instalar um aplicativo fora do Chrome. Inclusive, com a extensão também é possível selecionar áreas específicas da tela para fazer a gravação e adicionar comentários e reações em trechos específicos do vídeo.

Outro recurso interessante do Loom é a personalização do tema, que oferece inúmeros modelos para deixar a ferramenta com o visual que você achar mais adequado.

2. Noisli

O Noisli é uma ferramenta para quem gosta de ouvir ruídos e sons específicos para manter o foco durante afazeres. Por exemplo, a ferramenta oferece efeitos sonoros de chuva, ventania, trovoadas e córregos para que você consiga se concentrar melhor durante os momentos de produtividade. 

Um fator interessante da extensão é que ela permite misturar todos os efeitos sonoros (e sim, isso é muito divertido). Para deixar tudo ainda mais funcional, o Noisli permite ajustar o volume e ativar um cronômetro para registrar quanto tempo você passou trabalhando ou estudando.

1. Salvar imagem como Tipo

Com o Salvar imagem como Tipo não é mais necessário usar sites de terceiros para converter imagens em WEBP para JPG ou PNG: a tarefa é feita com apenas alguns cliques através do menu de contexto dentro do Chrome.

Você também pode fazer o caminho inverso na extensão, convertendo imagens em JPG e PNG para WEBP, que costuma ser um formato mais compacto para usar em sites.

Além de produtividade, a Chrome Web Store também conta com milhares de ferramentas incríveis para os mais variados fins. Se você quer conhecer mais opções de complemento, confira as 35 melhores extensões para o Chrome.