10 melhores extensões para usar no Chrome em 2022

10 melhores extensões para usar no Chrome em 2022

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Abril de 2022 às 18h00
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

Embora os navegadores modernos sejam bastante completos e tenham incorporado recursos extras, ainda é difícil sobreviver em 2022 sem o uso de extensões. O Google Chrome possui uma excelente loja com utilitários para facilitar o dia a dia das pessoas, e a maioria delas é compatível com outros softwares baseados no Chromium.

As extensões atuais funcionam como complemento à experiência de navegação ou ajudam a realizar tarefas mais rapidamente. Para quem usa o computador como uma ferramenta de trabalho, é praticamente indispensável ter essas pequenas ajudas na produtividade.

O Canaltech listou 10 importantes extensões para você baixar na Chrome Web Store e aprimorar o seu navegador. Confira:

10. Grammarly

O Grammarly ajuda a escrever melhor, inclusive em língua estrangeira (Imagem: Reprodução/Chrome Web Store)

Escrever corretamente envolve conhecer bem a gramática e a correta ortografia de um idioma, algo que o Grammarly pode ajudar muito. O app aponta erros de escritas e sugere palavras ideais para melhorar qualquer texto em tempo real, inclusive em línguas estrangeiras.

A extensão funciona no Gmail, Google Docs, Twitter, LinkedIn e praticamente qualquer site que você usar para redigir algo. Há planos gratuitos e mais básicos e opções pagas que entregam recursos extras para uma escrita mais clara e concisa. Um recurso interessante é o relatório enviado para os cadastrados com análise personalizada sobre a sua escrita, a evolução e possíveis áreas de melhoria.

9. Save image as Type

Save fotos e imagens no formato desejado sem precisar de conversores externos (Imagem: Reprodução/Chrome Web Store)

Quem trabalha com imagens na web já deve ter notado que muitos sites começam a usar o formato WebP para compactar imagens sem perder a qualidade. O problema é que esse tipo de extensão é incompatível com serviços da web e editores de imagem, o que obriga a conversão para JPG ou PNG antes de utilizar o material.

Esta extensão gratuita permite salvar em um dos dois formatos de imagem mais empregados na web: PNG ou JPG. A parte boa é que isso pode ser feito apenas com o clique do botão direito do mouse. Se quiser, também é possível fazer o caminho inverso e transformar uma imagem em WebP.

8. Dark Reader

O Dark Reader é uma extensão que deixa qualquer site no modo escuro (Imagem: Reprodução/Chrome web store)

O modo escuro caiu no gosto da população e as empresas que ainda não o adotaram correm para fazê-lo. As razões são variadas e vão desde a elegância dos tons de preto até a redução da fadiga ocular. Só que nem todas as páginas da web oferecem suporte a esse modo, e algumas fazem apenas parcialmente.

O Dark Reader é uma extensão que pinta de preto o fundo das páginas e inverte as cores brilhantes para facilitar a leitura. Além de automatizar esse processo, ainda é possível configurar filtros, cores, brilho e contraste da exibição. O resultado é uma experiência muito satisfatória em qualquer página da internet.

7. Google Tradutor

Você pode saber o significado de uma palavra específica e a pronúncia correta dela (Imagem: Reprodução/Chrome Web Store)

A vantagem é o suporte integrado ao navegador. Por ser uma ferramenta do próprio Google, tudo funciona de modo muito intuitivo e integrado, como se fosse parte do programa. Após instalar o utilitário, basta selecionar o trecho que deseja traduzir e clicar no ícone de tradução para ver a mágica acontecer.

A extensão também detecta automaticamente a diferença de idiomas em relação à interface do Chrome e sugere a tradução. Você pode ver o significado da palavra e escutar a pronúncia correta, como ocorre no site nativo do Google Tradutor.

6. Loom

O Loom permite fazer gratuitamente coisas que muitos apps pagos cobram (Imagem: Reprodução/Chrome web store)

Gravar a tela dos computadores virou realidade com o trabalho remoto e híbrido. As apresentações passaram a ser mais frequentes e isso exige o registro das ações no seu desktop. O Loom é uma solução simples voltada para salvar sua webcam e a tela do computador ao mesmo tempo.

Embora não tenha ferramentas avançadas, a extensão cumpre o prometido com rapidez para quem precisa exportar rapidamente um material para tutoriais, feedbacks ou demonstrações de produtos/serviços. Dá até para inserir comentários e reações a determinados trechos do vídeo.

5. ColorZilla

Descubra qual é a cor de qualquer elemento de um site com essa extensão (Imagem: Reprodução/Chrome web store)

Sabe quando você quer descobrir exatamente qual é aquela cor e não sabe como? Pode ser um pixel único em uma página ou uma tonalidade exclusiva de uma imagem bloqueada para cópia. O ColorZilla leva a ferramenta de conta-gotas do Photoshop diretamente para o seu navegador.

Uma das vantagens é o histórico que registra suas últimas extrações de cores. Há também um recurso que analisa e extrai as cores da página, além de outro que possibilita gerar cores em gradiente no formato CSS. A extensão sempre foi muito popular no Firefox, mas chegou no Chrome há pouco tempo.

4. Metamask

A carteira digital oferece a possibilidade de fazer transações em quase todas as redes de criptomoedas (Imagem: Reprodução/Chrome web store)

Para quem deseja desbravar o mundo das criptomoedas e dos tokens não fungíveis (NFTs) ter uma carteira virtual é algo indispensável. Nesse quesito, a Metamask é a solução mais popular do mercado, pois se integra facilmente ao Chrome e é suportada pela maioria dos sites. Dá para comprar moedas digitais, bem como enviar e receber ativos.

A extensão injeta a API Ethereum web3 no javascript de cada página compatível para que os apps digitais possam ler as informações diretamente da blockchain correspondente. A MetaMask também permite que o usuário crie e gerencie suas próprias identidades por meio de chaves privadas, carteira de cliente local e de hardware como a Trezor.

3. Tab Manager Plus

Você pode organizar melhor suas guias do Chrome com essa extensão (Imagem: Reprodução/Chrome web store)

A extensão funciona como um gerenciador de guias do Chrome. É possível buscar rapidamente por guias abertas, salvar favoritas, ver todas as janelas em uma única visualização, encontrar abas duplicadas e limitar o total de páginas abertas por janela.

Em um mundo no qual as pessoas abrem cada vez mais guias no navegador, ter uma solução para organizar tudo isso é uma ótima adição. A extensão tem suporte a atalhos de teclado para trocar rapidamente de guia, mover abas de uma janela para outra e modo de janela anônima alternado.

2. Chrome Remote Desktop

Acesse qualquer PC com o Chrome via internet (Imagem: Reprodução/Chrome web store)

Controlar um computador à distância pode ser uma necessidade para quem precisa ficar muito tempo fora do escritório ou de casa. O Chrome Remote Desktop é uma extensão que permite que você possa acessar seu computador sem precisar de programas mais pesados, apenas com o seu navegador, app para celular ou Chromebook.

A conexão é segura e permite que você copie arquivos, acesse pastas e tenha total controle sobre a sua máquina. Você pode navegar pelo Windows na tela de toque do Android ou executar apps do Mac pelo seu desktop com Linux.

1. Kami

O Kami apresenta ferramentas interativas para aulas digitais via navegador (Imagem: Reprodução/Chrome web store)

Criar salas de aula digitais é uma necessidade potencializada pela pandemia da covid-19, mas os aplicativos de videoconferência levaram algum tempo para oferecer soluções aceitáveis. O Kami é uma extensão leve que entrega uma solução completa para quem deseja dar aulas.

São dezenas de ferramentas para apoiar qualquer estilo de aprendizagem, transformar documentos, fazer anotações em arquivos e criar fluxos de trabalho. Basta subir um documento, PDF ou imagem para vê-lo em um espaço interativo no qual alunos podem colaborar em tempo real. Uma das vantagens é que a extensão pode ser integrada ao Google Classroom, Canvas, Schoology e Microsoft Teams.

Faltou alguma extensão que você gosta? Seria impossível listar todas as excelentes opções que o Google Chrome tem disponíveis para melhorar a sua rotina. Mesmo assim é interessante ver como o navegador possui soluções incríveis para todo tipo de público.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.