Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gboard volta às raízes com fonte original do Google em nova atualização

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Março de 2021 às 17h15

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O Google testa o retorno de uma conhecida fonte entre os usuários do Gboard. Sem alarde, a companhia resgatou a Google Sans para as letras e símbolos que compõem o teclado virtual, que chega gradativamente para todos os celulares Android com o aplicativo como método padrão de entrada.

Não é a primeira vez que a Google Sans dá as caras no Gboard. Desde setembro, usuários do teclado relatam que a plataforma abandonou o Roboto pelo novo estilo, igualmente sem aviso, e a mudança foi se disseminando cada vez mais ao longo dos meses.

Continua após a publicidade

Os relatos partem de comunidades no Reddit e correspondem a uma alteração da versão 10.4 do aplicativo. Ainda assim, não são todos os usuários que estão com o design repaginado, visto que a mudança parece ser engatilhada por autorização dos servidores do Google.

Vai e vem

Anteriormente, Roboto e Google Sans coexistiam como alternativas para o teclado virtual da gigante. Em julho de 2020, o Beta do Android 11 introduziu a opção de personalização de fonte, junto da avançada personalização de temas do teclado — que permitia a alteração do plano de fundo, retirada das bordas das teclas e mais. Em uma breve inspeção, a opção para substituir a fonte novamente pela Roboto não parece estar disponível, portanto sua presença deve ser universal em algum momento.

Para quem não conhece, a Google Sans é uma adaptação inspirada na Open Sans. Essa criação do Google é popular dentro dos produtos da companhia — como seu app de busca e o YouTube. O Gboard, por sua vez, utilizava a popular Roboto, fugindo do padrão adotado pelo ecossistema.

Continua após a publicidade

Se ainda não chegou no seu aparelho, tenha paciência. A única alternativa que pode acelerar a chegada da Google Sans ao seu teclado virtual é assegurar que o Gboard está instalado em sua versão mais recente. Assim que isso for confirmado, resta aguardar para que os servidores selecionem o seu aparelho aleatoriamente para que experimente a nova fonte.

Fonte: Reddit