Publicidade

Frente fria no Brasil: 6 truques para tirar boas fotos na chuva

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
 Erik Witsoe/Unsplash
Erik Witsoe/Unsplash

A câmera do seu celular têm vários recursos para registrar os momentos no inverno, mesmo nos dias nublados e chuvosos. Dá para ajustar a abertura de lente, velocidade do obturador, balanço de branco e outras funções. Você também pode usar sua criatividade para explorar reflexos, janelas, varandas e contraluz para tirar boas fotos.

6 dicas para tirar fotos na chuva com o celular

Nos dias chuvosos, também dá para tirar aquela foto para compartilhar com os amigos e a família nas redes sociais. Confira algumas dicas!

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

1. Compre uma capa de chuva e guarda-chuva para celular

Nem todos os celulares são à prova d'água, então é indicado utilizar uma capa impermeável para evitar o contato direto com a chuva e danos ao celular, principalmente em entradas USB.

Já existem mini guardas-chuva feitos para celulares, só é preciso ter atenção para que a sombra dele não interfira na fotografia.

2. Encontre varandas e locais cobertos

Em locais cobertos com acesso ao ar livre, como varanda, toldo, ponto de ônibus ou até aquela marquise de loja, você consegue “fugir” da chuva e ainda fotografar o ambiente usando a criatividade.

Além de proteger o aparelho, isso ajuda a impedir que uma gota d'água na câmera atrapalhe a foto.

3. Use janelas de casa ou do carro

Apesar de clichês, as fotos em janelas e vidros embaçados ainda funcionam. Você pode fotografar tanto paisagens e pingos de chuva na superfície quanto aparecer nas imagens olhando através da janela.

Continua após a publicidade

4. Faça fotos na contraluz

A imagem na contraluz destaca os pingos de chuva. Para que sua foto não fique “estourada”, posicione a luz atrás do objeto principal, como uma janela ou o sol filtrado por nuvens, e ajuste o foco manualmente para equilibrar a exposição.

5. Procure por reflexos

É comum que a chuva crie poças d’água. Nesse tipo de foto, você vai precisar se aproximar mais do chão e explorar detalhes refletidos na água. Dá para ir além e brincar com simetrias, distorções e duplicações de imagem.

Continua após a publicidade

6. Ative ajustes manuais na câmera

A chuva e o tempo nublado podem dificultar a captura de fotos. Por isso, o ideal é ativar os ajustes manuais na câmera do seu celular — se ela não permitir isso, existem aplicativos de terceiros com essas funcionalidades. Veja o que dá para mexer:

  • Abertura da lente: ajuda a captar mais luz e desfocar o fundo. Mantenha entre f/1.8 ou f/2.8 para melhorar a iluminação em dias nublados.
  • Foco manual: você consegue direcionar o que deve ser destacado na imagem, principalmente em dias com baixa visibilidade.
  • Velocidade do obturador: velocidades mais rápidas congelam as gotas e mais lentas podem criar efeito de movimento.
  • Balanço de branco: configure corretamente para evitar fotos azuladas ou amareladas demais em dias nublados.
  • ISO: controla a sensibilidade do sensor à luz. Em ambientes escuros ou chuvosos, aumentar o ISO ajuda a clarear a imagem, mas cuidado para não gerar granulação (ruído).
Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO: Entenda para que serve cada uma das lentes na câmera de seu smartphone #NÃOéÓBVIO #NÉÓ