Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Final Cut Pro 2 ganha IA no Mac e multicâmeras no iPad

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Maio de 2024 às 13h17

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple

A Apple anunciou novidades do Final Cut Pro para os aparelhos da empresa. O aplicativo de edição de vídeo agora oferece o recurso Live Multicam no iPad, que permite capturar até quatro ângulos diferentes de uma única cena, e também recebeu uma IA no macOS. As novidades foram reveladas durante o evento "Let Loose" (ou "Basta Imaginar", como foi traduzido para o português) nesta terça-feira (7).

Live Multicam

Durante a apresentação das novidades, a Apple destacou os novos modelos do iPad, mas também focou nos novos aplicativos para seu dispositivos. A função Live Multicam ("multicâmera ao vivo", em tradução livre), segundo a Maçã, entrega uma “solução inovadora” para gravações simultâneas.

Continua após a publicidade

Cada um dos até quatro feeds de vídeo oferece configurações próprias para que o diretor comande desde o zoom até o foco. Além disso, clipes editáveis de prévias são enviados automaticamente para o Final Cut Pro 2 para facilitar o início das edições.

Para o Live Multicam funcionar, o recurso faz uso do novo app Final Cut Camera, que dá as caras no iPhone e no iPad a partir de hoje. É possível conectar ambos e usar até quatro dispositivos para controlar a cena de ângulos distintos em tempo real, mas há a possibilidade utilizar o aplicativo isoladamente.

IA do Final Cut Pro no Mac

A versão 10.8 do editor de vídeos para Mac ganhou o auxílio de inteligência artificial em uma atualização gratuita. Ela traz a opção de Enhance Light and Color, que aprimora as cores em quesitos como equilíbrio, contraste e brilho de uma só vez.

Quem recorre ao editor de vídeos da Apple nos Macs também pode criar nomes customizados para correções de cores e efeitos de luz para projetos posteriores com o update.

Mais novidades

Além das duas novas funções do Final Cut Pro 2, o programa de edição de vídeos também recebeu outras melhorias que chamam a atenção. A primeira delas é que o app agora suporta projetos em um armazenamento externo, isso quer dizer que não há mais a necessidade de ficar na dúvida do que manter ou o que excluir do iPad.

Continua após a publicidade

Outro ponto de destaque é a adição de novas formas de personalizar projetos, pois há 12 novas predefinições de gradação de cores, 20 novas trilhas sonoras, além de fundos dinâmicos adicionais.

WWDC 2024 vem aí

Vale lembrar que a Apple tem mais um evento à vista no qual deve apresentar mais informações sobre a IA: trata-se do WWDC 2024, que ocorre no dia 10 de junho, e terá cobertura completa do Canaltech.