Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Excel vai liberar uso de imagens dentro de células ainda em 2022

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Novembro de 2022 às 15h16

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

A Microsoft deve permitir a inclusão de imagens em células das planilhas do Excel em breve. Essa novidade deve abrir muito mais possibilidades para o usuário criar tabelas, relatórios e análises de maneira mais visual, com o apoio de artes e fotografias. A ferramenta aceita arquivos nos formatos BMP, JPG/JPEG, GIF, TIFF, PNG, ICO e WEBP.

Segundo a empresa, também será possível alterar o tamanho das células para otimizar a exibição. O Excel deve ter um novo filtro para mostrar somente as entradas com imagens, facilitando a localização.

Como estarão dentro da célula, o programa lidará da mesma forma como faz com fórmulas e entradas de texto. Será preciso digitar o comando =IMAGE( seguido do link da foto desejada para o programa carregá-la diretamente da web. O usuário ainda poderá inserir um nome para facilitar a localização futura e para ajudar na acessibilidade.

Continua após a publicidade

Antes, o Excel permitia a inclusão de fotos na planilha, porém o arquivo ficava "flutuando" no topo. Agora, a imagem ficará dentro da célula e atrelada a ela. "Você pode mover e redimensionar células, classificar e filtrar e trabalhar com imagens em uma tabela do Excel”, explica a página de suporte do Microsoft 365.

Uma das maiores dificuldades de quem usa o Excel é dar contexto a certos dados sem usar recursos visuais diretos. As fotos em cima da tabela exigem um complexo trabalho de diagramação para deixar o resultado apresentável, em especial quando são necessárias várias.

Uso de mídias no Excel

Continua após a publicidade

O recurso chegou a ser testado no Canal Beta do Office em agosto, mas pouca gente teve a oportunidade de experimentar. Bugs foram encontrados naquela época, como a distorção da foto ao dar zoom, problemas de compatibilidade com arquivos carregados em um sistema operacional e abertos em outro, bem como a impossibilidade de carregar imagens de sites que exigem autenticação.

A função de imagem no Excel deve ser lançada em dezembro de 2022, mas ainda não tem uma data fixada. O lançamento global ocorrerá em diversas as plataformas compatíveis com o Excel, como Windows, versão web, Android e macOS.

No mês passado, o programa ganhou um atalho de acesso rápido na barra lateral do navegador Microsoft Edge. Em maio, a Microsoft encerrou o suporte à ferramenta de finanças pessoais nativa. O template dinâmico, lançado em 2020, podia se conectar com contas de instituições financeiras, mas acabou sendo usado de maneira errada.