Publicidade

Entenda por que o WhatsApp baniu seu número | Conta impedida

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Julho de 2023 às 12h00

Link copiado!

Almeida/Pixabay
Almeida/Pixabay
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp pode banir seu número do aplicativo e impedir que você acesse qualquer recurso do mensageiro de forma temporária ou permanente. Isso acontece após violar os termos de uso da plataforma, com motivos variados: uso de versões não oficiais, envio de spam e denúncias, entre outros.

Por que o WhatsApp baniu meu número?

Primeiramente, você precisa saber de qual forma o número foi banido: temporária ou permanente. O primeiro cenário ainda permite que você recupere o acesso, enquanto a segunda opção não permite retomar a conta.

Continua após a publicidade

Banimento temporário

As duas causas principais para o WhatsApp banir um número temporariamente são o uso de aplicativos não oficiais e a extração de dados.

Os aplicativos não oficiais são as versões alternativas do WhatsApp que prometem recursos diferentes, como WhatsApp GB, e WhatsApp Plus. Essas ferramentas não são reconhecidas como autênticas pelo mensageiro, colocam sua conta em risco e ainda podem resultar em problemas com a segurança do celular na instalação de APKs.

A extração de dados é uma prática que envolve a coleta de dados do aplicativo em larga escala e de forma automatizada. Isso é comum em extensões e aplicativos de terceiros que prometem exportar listas de contatos e outras informações dos perfis salvos no mensageiro.

Continua após a publicidade

Ambos os casos representam uma violação dos termos de uso do WhatsApp e resultam no banimento temporário — ao entrar no mensageiro, a pessoa vê um temporizador na tela e não pode acessar nenhuma função até o cronômetro zerar.

Para evitar esse contratempo, use a versão oficial do WhatsApp e evite plataformas que podem extrair dados do aplicativo em massa.

Banimento permanente

Continua após a publicidade

Quando o aplicativo mostra a mensagem “Esta conta está impedida de usar o WhatsApp”, significa que o banimento foi permanente. O WhatsApp analisa as denúncias contra contas e pode excluir os números ao decidir que violaram os termos de serviço e a política de privacidade da plataforma

A medida drástica é usada para casos de spam, o disparo de mensagens promocionais em massa para vários números na plataforma. Outras violações dos termos envolvem criação de contas falsas, tentativas de golpe e práticas de abuso contra outros usuários na plataforma. Normalmente, o app pode banir uma conta após receber muitas denúncias.

Como recuperar um WhatsApp banido

No caso de uma conta banida temporariamente, você só precisa esperar o cronômetro zerar para recuperar o acesso ao WhatsApp — depois disso, é recomendável que você use apenas a versão oficial do mensageiro no computador e no celular.

Continua após a publicidade

Quando o número foi banido permanentemente e você acredita que houve um engano, pode pedir para o WhatsApp analisar o caso com o botão “Solicitar análise” no aplicativo. Além disso, pode entrar em contato com a empresa em whatsapp.com/contact.

Você consegue recuperar o WhatsApp com o retorno positivo da equipe de suporte.