Por que o WhatsApp baniu seu número? Veja os motivos de banimento
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi | •

O WhatsApp pode banir o seu número do mensageiro por diferentes motivos se a plataforma considerar que você violou os termos de serviço da plataforma. Quando a conta é banida, não é possível acessar o app e interagir nas conversas até uma eventual restauração do número pela ferramenta.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Como recuperar um WhatsApp | Erros e Soluções
- WhatsApp: 8 dicas para aumentar a privacidade e segurança do app
Na página de suporte, o WhatsApp informa que pode banir alguma conta se “acreditar que ela viola os termos de serviço” — caso a ação tenha acontecido por engano, ainda é possível recorrer da decisão e pedir uma análise do caso. A seguir, o Canaltech detalha alguns motivos mais comuns para a punição no app.
Por que o WhatsApp pode banir seu número
As seguintes práticas podem resultar no banimento permanente ou temporário da conta no WhatsApp:
- Envio de spam;
- Uso de apps não oficiais;
- Ameaças à segurança de outra pessoa;
- Problema com o antigo dono do número;
- Violar os termos de serviço.
1. Envio de spam
A prática de spam envolve disparar conteúdos de propaganda em massa para vários contatos. Caso uma conta seja denunciada nesta categoria, o WhatsApp pode restringir algumas funções do aplicativo ou até impedir o uso de forma definitiva.
A punição também pode acontecer se a pessoa usar aplicativos de terceiros para enviar mensagens de forma automática. Nesse caso, o número corre risco de banimento pelo spam e pelo uso de plataformas externas que podem violar os termos do mensageiro.
2. Uso de apps não oficiais
Existem muitas versões não oficiais do WhatsApp com a promessa de recursos exclusivos que não existem na versão convencional do app. Porém, o barato pode sair caro: o mensageiro considera que qualquer app do tipo viola os termos de serviço e, consequentemente, pode banir quem o usa.
“Os apps não oficiais são apps falsos do WhatsApp e, por serem desenvolvidos por terceiros, violam nossos Termos de Serviço. O WhatsApp não é compatível com esses apps porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles”, explica a página de suporte da empresa.
A prática também pode trazer outros prejuízos para a pessoa, como a exposição a malwares na hora do download e possíveis falhas de privacidade, pois não é possível confirmar que tais aplicativos usam a mesma estrutura de criptografia de ponta a ponta.
VÍDEO: NÃO instale o WHATSAPP GB no seu CELULAR!
3. Ameaças à segurança de outra pessoa
Tentar aplicar golpes ou realizar qualquer ação para ameaçar a segurança de outra pessoa no WhatsApp também pode resultar no banimento da conta. Nesse caso, um alto número de denúncias contra o número pode contribuir para a decisão do suporte do aplicativo.
4. Problema com o antigo dono do número
Quando você herda o número de outra pessoa para entrar no mensageiro, a conta pode estar banida por causa de violações cometidas pelo antigo dono. O WhatsApp explica que uma pessoa não pode sofrer penalidade por conta de violações anteriores, então o indivíduo precisa pedir o processo de análise para reverter a decisão e retomar o acesso ao app.
5. Violar os termos de serviço
A lista dos termos de serviço é longa, mas qualquer tentativa de infringir as regras pode resultar em sanções para seu número. O WhatsApp destaca alguns pontos que vão contra o uso aceitável dos serviços da plataforma:
- Fazer engenharia reversa para alterar, modificar ou extrair códigos do serviços da empresa;
- Enviar ou transmitir vírus pelo app;
- Interferir ou interromper sistemas de proteção e confidencialidade da platforma;
- Criar contas por meios não autorizados ou automatizados;
- Coletar informações massivas de usuários sem autorização;
- Usar canais de denúncia de forma indevida com mensagens fraudulentas.
Conta restringida e conta banida
O WhatsApp pode banir uma conta permanentemente ou aplicar algumas restrições de uso do app — no segundo cenário, a plataforma emite o aviso “Sua conta está restringida no momento”.
Isso pode ocorrer quando o Zap identifica práticas de spam ou envio de mensagens automáticas em massa. A restrição não impede o acesso à conta, mas bloqueia alguns recursos específicos como fazer ligações, iniciar novas conversas, criar grupos e conectar novos dispositivos.
Quando uma conta fica restrita, o banimento é temporário, então as funções voltam ao normal após um intervalo de tempo.
Como recuperar o WhatsApp banido
Ao abrir o app e receber a mensagem do banimento, ainda é possível recorrer e pedir uma análise pelo suporte:
- Toque em “Solicitar uma análise”;
- Insira a maior quantidade de possível de detalhes sobre o caso;
- Envie o pedido.
O WhatsApp não informa um prazo de retorno, mas exibe cada etapa do processo no aplicativo. No final, o app envia uma notificação para informar o resultado da análise e, caso tenha um retorno positivo, libera novamente o acesso à conta.
Leia também:
-
Como fazer uma denúncia no WhatsApp
- Por que os japoneses se recusam a usar o WhatsApp?
- Como usar o WhatsApp Web
VÍDEO: COISAS QUE PODEM TE BANIR DO WHATSAPP PARA SEMPRE