Publicidade

Elon Musk quer criar rival para o ChatGPT

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Fevereiro de 2023 às 10h01

Link copiado!

Daniel Oberhaus/CC-BY-S.A-4.0
Daniel Oberhaus/CC-BY-S.A-4.0
Elon Musk

Elon Musk teria começado a montar uma equipe especializada em inteligência artificial para formar um laboratório de pesquisa no setor. O objetivo é criar uma alternativa melhorada do ChatGPT, criado pela OpenAI, empresa cujo bilionário foi um dos cofundadores.

A afirmação vem de uma reportagem do site The Information, que obteve acesso a informações exclusivas das conversas. O primeiro passo do magnata foi recrutar Igor Babuschkin, pesquisador que deixou seu cargo na DeepMind AI recentemente. A DeepMind é a divisão de inteligência artificial da Alphabet, empresa dona do Google, e uma das responsáveis por soluções inovadoras, como uma que prevê chuvas com precisão.

Babuschkin seria o responsável por gerenciar o projeto de um chatbot superior aos existentes no mercado. O ChatGPT é o principal nome na atualidade e possui capacidade de escrever artigos, resolver problemas de matemática, ser aprovado na faculdade, passar na prova de medicina e criar códigos de programação.

Continua após a publicidade

Quando será lançado o ChatGPT de Elon Musk?

Por enquanto, o projeto ainda estaria em fase inicial, sem planos concretos para o desenvolvimento de algum produto. Segundo o The Information, o especialista em IA ainda não assinou oficialmente um contrato com Musk e ainda estuda o mercado para ver quem estaria disposto a embarcar nessa jornada.

É provável levar alguns anos para algo ser apresentado ao mundo, portanto parece ser uma aposta arriscada no atual momento, quando os principais concorrentes estão muito à frente. Mesmo assim, o CEO do Twitter e da Tesla não gosta de ficar para trás nas disputas tecnológicas, então sua nova empresa poderia focar em algo mais avançado.

IAs de chat no centro das atenções

Continua após a publicidade

As Big Techs do planeta enxergam inúmeras possibilidades com IAs generativas como a GPT-4. Não é à toa que o Google trabalha no Bard, a Microsoft possui os direitos do ChatGPT integrados ao Bing, a Amazon desenvolve sua solução há anos e até as gigantes chinesas, como Baidu (Ernie Bot), a Alibaba e Tencent, já querem colocar soluções no mercado.

Google e Microsoft travam uma luta para ver quem consegue integrar melhor esses chatbots de respostas instantâneas nos seus buscadores. O Bing conseguiu atrair uma atenção inédita graças a isso, então começou a incomodar o concorrente.

O foco agora parece ser desenvolver soluções mais versáteis que tragam ganhos práticos além da mera conversa com humanos. Existe também um grande desafio que precisa ser superado: a quantidade de erros difundida por tais ferramentas. Se Musk conseguir criar algo que supere tais questões, então o sucesso pode vir além da expectativa. Caso contrário, o serviço pode se tornar apenas mais um "Twitter 2".

Fonte: The Information