Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

9 detalhes de privacidade da foto de visualização única no WhatsApp

Por| Editado por Bruno Salutes | 13 de Maio de 2022 às 18h00

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

As fotos de visualização única no WhatsApp estão entre os recursos mais populares do mensageiro. É o mesmo que começou no Snapchat e se estendeu a outras redes sociais: o conteúdo some depois que a pessoa que recebeu a mensagem abre o arquivo uma vez.

Embora o uso seja bastante simples, a função de foto de visualização única no WhatsApp ainda pode gerar dúvidas nos usuários, em especial no que diz respeito à privacidade. Pensando nisso, o Canaltech preparou uma lista com as principais respostas sobre o recurso de mídias que desaparecem no WhatsApp. Veja a seguir.

Como funciona a visualização única do WhatsApp

Continua após a publicidade

A foto de visualização única do WhatsApp, que também vale para vídeos enviados através da função, está disponível no aplicativo para Android e iPhone (iOS), além do WhatsApp Web e Desktop. Ao enviar uma mídia para um contato ou grupo, basta selecionar o ícone de número 1 dentro de um círculo e confirmar o envio da mensagem.

Assim que o destinatário fechar o visualizador de mídia, a foto ou o vídeo desaparecerá da conversa e não será possível ver o arquivo novamente. Dependendo das configurações de privacidade, você e o destinatário ainda saberão quando a mensagem foi aberta.

9 dúvidas sobre foto de visualização única no WhatsApp

Continua após a publicidade

1. O arquivo não fica salvo no celular

Todas as mídias, sejam elas fotos ou vídeos, enviados pelo recurso de visualização única do WhatsApp não ficam salvos na galeria de imagens do seu smartphone. E também não são armazenados no celular da pessoa que recebeu a mensagem. O que você pode fazer é tirar um print ou gravar a tela com a mensagem aberta, para então salvar o arquivo no telefone.

2. Não dá para ver a foto depois de enviar

Antes de enviar uma foto de visualização única do WhatsApp, certifique-se de checar exatamente o que está sendo enviado no visualizador de mídia. Isso porque você não poderá ver novamente a foto ou vídeo depois de mandar o arquivo usando o recurso.

Continua após a publicidade

3. Você pode apagar a mídia, mas com um porém

Enviou algum item de visualização única e se arrependeu? Sem problemas. A não ser que a outra pessoa já tenha visto o conteúdo, você pode apagar a mensagem do WhatsApp. Entretanto, você tem pouco mais de uma hora para deletar o arquivo para todos. Após esse período, você só conseguirá apagar a mensagem para você.

4. Tirar um print não notifica a pessoa

Continua após a publicidade

Diferente do Snapchat e do Instagram, tirar print de uma foto de visualização única do WhatsApp não te denuncia para o usuário que mandou a mensagem. E vice-versa: você não fica sabendo se a outra pessoa fez uma captura da tela ou gravou o conteúdo. Por essa razão, o WhatsApp recomenda enviar arquivos que desaparecem apenas para pessoas em quem você confia.

5. Não é possível favoritar ou compartilhar a foto

Itens enviados pelo recurso de visualização única do WhatsApp só podem ser vistos pelo destinatário individual ou nos grupos do mensageiro. Nem ele, nem você podem compartilhar fotos e vídeos enviados ou recebidos com a função ativada. Também não é permitido favoritar mídias pelo recurso.

6. O arquivo some em até 14 dias

Continua após a publicidade

Ao enviar ou receber uma foto de visualização única no WhatsApp, você ou o destinatário têm até duas semanas para abrir o conteúdo. Depois de 14 dias, o arquivo ficará indisponível na conversa, independentemente se foi ou não aberto.

7. O backup salva fotos que não foram vistas

Com o backup do WhatsApp ativado, todas as suas mensagens (até as que não foram lidas) ficam salvas. E isso inclui fotos e vídeos de visualização única que ainda não foram vistos. A única exigência é essa: o arquivo de mídia não pode ter sido aberto antes de restaurar o backup.

Continua após a publicidade

8. Fotos e vídeos são protegidos por criptografia

A criptografia do WhatsApp também vale para fotos e vídeos de visualização única enviados no aplicativo. Não precisa entrar nas configurações para ativar o recurso, que já vem habilitado por padrão. O mensageiro ainda lembra que “os arquivos de mídia protegidos com criptografia podem permanecer nos servidores do WhatsApp por algumas semanas após o envio”.

9. Você pode denunciar o contato

Ao enviar uma foto de visualização única no WhatsApp, somente você e o destinatário saberão do que o arquivo se trata. No entanto, se uma pessoa denunciar o contato que mandou uma mídia que desaparece após ser vista, esse arquivo então poderá ser enviado ao WhatsApp. Trata-se de uma medida de segurança para detectar conteúdos considerados problemáticos no aplicativo.

Continua após a publicidade

E essa foi nossa lista de perguntas e respostas sobre o recurso de arquivos de visualização única no WhatsApp.