Publicidade

Defesa Civil envia alerta extremo de chuva pela primeira vez no RJ; entenda

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Captura de tela/Clara Pitanga/Canaltech
Captura de tela/Clara Pitanga/Canaltech

A Defesa Civil do Rio de Janeiro enviou uma notificação nesta quarta-feira (29) para alertar moradores sobre a possibilidade de chuvas intensas na cidade. O alerta, que incluiu um aviso sonoro agudo, também aconselhava cidadãos a evitarem regiões com focos de alagamento.

O aviso foi enviado para celulares de moradores e pessoas localizadas nas regiões que devem ser impactadas pela chuva. No X (ex-Twitter), usuários rapidamente comentaram sobre o alerta, e termos como “Defesa Civil” e “Susto” figuraram entre os assuntos do momento.

Cariocas reagem ao alerta enviado pela Defesa Civil

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em posts descontraídos, usuários comentaram que foram surpreendidos pelo alerta enviado pela Defesa Civil. Em uma publicação, uma pessoa comenta que pensou que o seu celular fosse explodir por conta do aviso sonoro, enquanto outro diz que pulou de susto quando ouviu o celular tocar.

Confira algumas reações:

Prefeito usa redes para explicar o aviso

O prefeito Eduardo Paes também usou as redes para explicar o novo sistema de alertas.

Continua após a publicidade

Em um vídeo publicado em seu perfil no X, Paes confirma que o alerta foi enviado pela primeira vez na cidade do Rio e explica que o objetivo do aviso é “chamar a atenção” da população.

“É para as pessoas se planejarem, não ir para áreas alagadas. Programar a sua vida para evitar de ficar em situação ruim e especialmente em situações que coloquem sua vida em risco”, disse o prefeito.

Testes com sistema de alertas começaram em novembro

Os alertas contra catástrofes naturais começaram a ser testados pela Defesa Civil em novembro de 2024. O objetivo dos avisos é informar a população sobre um possível desastre natural antes que ela aconteça, permitindo, assim, que medidas cabíveis sejam tomadas com antecedência.

Continua após a publicidade

Os alertas são enviados pelo celular e não requerem nenhum tipo de cadastro prévio. Eles chegam de maneira automática aos dispositivos conectados ao 4G ou 5G nas cidades em que o alerta foi emitido, e o alerta sonoro é emitido mesmo se o celular estiver no modo silencioso.

Veja mais do Canaltech:

VÍDEO: Coisas que PERDEMOS em smartphones e não lembramos mais

Continua após a publicidade