Da One UI 1 à One UI 8: o que mudou nos últimos anos?
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi |

A One UI vai além de uma simples interface para Android e trouxe muitas inovações desde a primeira versão, lançada no final de 2018. Inteligência artificial, navegação e personalização do celular são algumas das novidades trazidas nos lançamentos anuais da Samsung.
- Quanto custaria o primeiro Samsung Galaxy S hoje, considerando a inflação?
- O que é One UI? Conheça o 'Android para celulares da Samsung'
O Canaltech destaca algumas das principais mudanças promovidas pela fabricante com a UI — algumas delas, inclusive, foram adotadas posteriormente na versão padrão do Android.
Inovações da One UI nos últimos anos
A lista tem:
- Navegação com uma mão e modo noturno
- Quick Share
- Personalização da tela de bloqueio (one ui 5)
- Nova fonte e ícones remodelados
- Galaxy AI
- Now Bar e Now Brief
Navegação com uma mão e modo noturno
A primeira versão da One UI já trouxe mudanças consideráveis com relação às interfaces anteriores da Samsung.
Enquanto a fabricante lançava modelos com telas cada vez maiores, a aposta foi de construir uma UI que permitisse controlar as principais ações com uma só mão — os comandos foram levados para a parte inferior da tela, o que facilitou a experiência.
Além disso, a One UI 1.0 introduziu um modo escuro nativo nos celulares da Samsung. O Android adotou o mesmo recurso apenas um ano depois.
Quick Share
Enquanto a Apple já tinha consolidado o AirDrop para transferir arquivos, a aposta da Samsung foi lançar o Quick Share em 2020, a partir da One UI 2.1. O recurso permite compartilhar documentos com aparelhos próximos com Wi-Fi e Bluetooth e também funcionava com os notebooks da marca.
O sucesso foi tão grande que o Google decidiu incorporar os seus serviços de compartilhamento e criar um único Quick Share, disponível para todo o sistema Android.
Personalização da tela de bloqueio
Por muito tempo, o Android ficou sem muitas opções para customizar a tela de bloqueio. A Samsung implementou novas opções quando o sistema operacional se tornou mais flexível, incluindo suporte a widgets e novos mostradores do relógio.
A versão mais recente, One UI 8, ainda inclui o assistente da Now Bar com o aparelho bloqueado.
Nova fonte e ícones remodelados
O visual da One UI recebeu algumas mudanças ao longo dos anos. A One UI 6, de 2023, trocou a fonte padrão do sistema para a One UI Sans e já causou grande impacto visual.
No ano seguinte, a One UI 7 remodelou os ícones dos aplicativos nativos da interface e usou gradientes e cores mais vivas. Enquanto boa parte dos menus continuaram similares, a tela inicial mudou bastante com as miniaturas dos apps.
Galaxy AI
A atualização One UI 6.1, de 2024, foi responsável por trazer o pacote de recursos de inteligência artificial do Galaxy AI — e marcou a entrada da fabricante na era da IA para celulares.
Alguns destaques incluem tradução em tempo real durante chamadas, opção para resumir textos, transcrição de áudios e o modo Circule para Pesquisar, voltado para buscas visuais.
Now Bar e Now Brief
A One UI 7, de 2025, trouxe a Now Bar: um assistente na tela de bloqueio e na barra de notificações com atividades ao vivo. É possível controlar a reprodução, conferir a rota do Google Maps e até ficar de olho em placares esportivos sem desbloquear o celular.
Outra novidade é o Now Brief, painel que concentra diversas sugestões personalizadas para o dia a dia, como o status do trânsito, eventos marcados na agenda e resumos de atividades físicas.
Leia também:
- Como era a primeira versão da One UI? Relembre
- Quais celulares devem receber a One UI 8? Veja se o seu está na lista
- Como o Android evoluiu a cada versão | Todas as gerações
VÍDEO: Samsung Galaxy Z Flip 7: dobrável interessante, mas com Exynos [ANÁLISE/REVIEW]