Criador do Koo aposta em nova rede social de fotos para competir com o Instagram
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi |

O cofundador da extinta rede social Koo, Mayank Bidawatka, lançou uma nova plataforma chamada PicSee. A proposta é bem diferente: compartilhar automaticamente as fotos da sua galeria em que outros amigos aparecem.
- 5 redes sociais pouco conhecidas que merecem sua atenção
- Myspace ainda existe? Relembre a rede social dos anos 2000
O PicSee tem um sistema de reconhecimento facial para identificar todas as fotos com os seus amigos que estão na memória do celular. O objetivo, segundo os fundadores, é evitar a situação na qual você apareceu numa foto, mas não recebeu a imagem porque quem tirou esqueceu de enviar.
A partir do momento em que você adiciona amigos por lá, o app usa o reconhecimento para coletar as imagens e envia automaticamente para as respectivas pessoas que apareceram.
Sinal de alerta de privacidade
A proposta do app também levanta muitas questões sobre privacidade, visto que envia fotos com a aparência de outras pessoas num processo automático. O envio já é problemático porque não passa pela escolha do usuário, mas também existem algumas questões sobre a falta de consenso para trocar as imagens.
O site oficial da plataforma diz que há uma janela de 24 horas em que uma pessoa pode revisar as fotos que serão enviadas — caso não tenha nenhuma intervenção, o próprio app compartilha com os rostos identificados. Além disso, há um filtro para evitar conteúdos impróprios para o trabalho.
O PicSee ainda revela que o usuário escolhe quais amigos poderão receber as imagens e os arquivos não são armazenados em servidores externos. O sistema de reconhecimento facial roda localmente no aparelho e existe um sistema para criptografar e deletar imagens rapidamente.
Mesmo com todas as ressalvas informadas pela empresa, ainda é importante usar o app com cuidado e escolher cuidadosamente as pessoas que participarão da sua rede. O PicSee está disponível para Android e iOS.
O que aconteceu com o Koo?
O Koo foi uma rede social indiana de microblogging encerrada em 2024. Entre 2022 e 2023, despontou como um rival do X (antigo Twitter) em meio às polêmicas da transição da plataforma para Elon Musk e o nome potencial para trocadilhos fez sucesso com brasileiros.
O Koo fechou após não conseguir uma fusão com outras empresas e apresentar problemas na geração de receita.
Leia também:
- 8 redes sociais que deixaram de existir com o passar dos anos
- 7 redes sociais que o Google já teve além do Orkut
- Orkut, MySpace e mais: relembre redes sociais que fizeram sucesso nos anos 2000
VÍDEO: Google Keep é o próximo a ser enterrado? O aplicativo saiu do Apple Watch